Questões de concursos sobre "Políticas Educacionais" | Pedagogia - página 20

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Políticas Educacionais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q66009 - CS-UFG Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2016

A Constituição Federal de 1988 assegura às comunidades
indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos
próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares
de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade
do Ministério de Educação, cabendo aos estados e municípios, a sua execução. As propostas pedagógicas para os povos
indígenas que optarem pela educação infantil devem: 
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Q66070 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

Consta nos documentos oficiais que o processo de definição das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais, que se articulam às políticas nacionais, com o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos e cidadãs a uma educação:

1. Pública.

2. Meritocrática.

3. Gratuita.

4. De qualidade social.

5. Moral.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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Q66071 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

O Programa Mais Educação, instituído pela
Portaria Interministerial nº 17/2007, integra as ações
do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir
a ampliação da jornada escolar e a organização curricular,
na perspectiva da Educação:
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Q66074 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

Analise o texto abaixo:

O movimento mundial pela educação______ é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

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Q66218 - VUNESP Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2015

Conforme Regattieri, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação, formalizado pelo Decreto no  6.094, de 24/4/2007, reforça a importância da participação das famílias e da comunidade na busca da melhoria da qualidade da educação básica. O Plano de Metas estabelece, dentre outros, a seguinte diretriz para gestores e profissionais da Educação:
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