Q65859 - FUNDATEC Agente de Apoio - Administrativo 2016
De acordo com Vasconcellos, o
projeto ensino-aprendizagem é o planejamento
mais próximo da prática do professor e da sala
de aula; diz respeito mais estritamente ao
aspecto didático. Segundo o autor, esse projeto
pode ser subdividido em:I. Projeto de Curso. II. Plano de Aula.
III. Projeto de Trabalho.
IV. Planejamento Setorial.
Quais estão INCORRETAS?
Todas as alternativas abaixo são características constitutivas
do planejamento na educação, exceto:
Q65906 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
Pode ser considerado como previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos de uma disciplina e
das atividades a serem realizadas em uma determinada turma de uma instituição escolar. Pode ser
definido em um ano ou semestre de atividades didáticas para levantar dados sobre as condições dos
alunos (sondagem inicial), assim como propor objetivos gerais e definir os objetivos específicos a
serem atingidos no ano letivo ou semestre, justamente para que possa indicar os conteúdos a serem
desenvolvidos durante o período determinado. O pressuposto acima faz referência ao:
Q65907 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
É o planejamento das atividades estabelecidas, especificamente, nas instituições de ensino, que é
determinado pelo processo de tomada de decisão nos aspectos pedagógico e administrativo, e deverá
ser executado pela equipe escolar. A afirmativa acima se refere ao:
Q65908 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
O processo de planejamento se constitui como uma necessidade constante na dinâmica educacional.
Contudo, a atitude de planejar ganha importância no seio das instituições educacionais, onde estas
apresentam imensa pluralidade em seu contexto pedagógico. Para tanto, ao analisar o esquema abaixo:
Ideia planejamento plano
Conclui-se o seguinte entendimento:
Q65911 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
O planejamento de ensino realizado pelo professor ou pela equipe de professores deve seguir
metodologias ricas e variadas para que o trabalho docente na sala de aula estabeleça uma melhor
interação com os alunos. Para que isso seja possível, é necessário que ocorram, como proposta no
planejamento de ensino, os seguintes elementos metodológicos:
O planejamento educacional representa um processo imprescindível
em todos os setores da atividade educacional.
É uma decorrência das condições associadas à complexidade
da educação e da necessidade de sua organização, assim
como da intenção de promover mudanças e de produção de
novas situações, de forma significativa no processo educacional.
Nesse sentido, o planejamento constitui:
Estudos revelam que o planejamento, no contexto
escolar, é um meio para programar as ações
docentes, mas é também um momento de pesquisa e
reflexão intimamente ligado: