Questões de concursos sobre "Planejamento Educacional" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Planejamento Educacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57186 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O planejamento participativo não possui um
caráter meramente técnico e instrumental, pois parte
de uma leitura crítica de mundo, que apreende e
denuncia o caráter excludente e de injustiça presente
na realidade social. São dimensões do planejamento
participativo, na educação e na escola,  
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Q57253 - CESPE Professor 2017

O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias
de ensino e avaliação denomina-se
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Q57255 - CESPE Professor 2017

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem
desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)
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Q57287 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Em uma reunião de professores da rede municipal de
Poá, na qual se discute como as crianças interagem com
os materiais em situações diversas, a Coordenadora
Pedagógica afirma que, segundo Cunha, não existe uma
fórmula ou receita prévia para desenvolver o trabalho
em artes. Afirma ainda que as técnicas são meios, não
finalidade em si, e que, para a autora, todo planejamento
deverá ser desenvolvido através de
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Q57342 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito
a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas.
O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque
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Q57372 - RBO Professor - Educação Física 2017

Elisa iniciou sua carreira docente com receio de não ter
obtido uma formação adequada para lidar com os desafios
diários que poderiam emergir no contexto escolar. Na
primeira aula ministrada, elaborou o que chamou de plano
A e plano B e, por fim, acabou utilizando o plano B por
considerar que o mesmo não perderia a essência prevista
no plano A. Contudo, Elisa ficou decepcionada ao finalizar
a aula, pois algo em sua percepção não tinha sido, desde o
início, bem definido e perseguido nas ações posteriores.
Essa situação remete à reflexão de que o exercício docente
deve ser compreendido em sua totalidade. Contudo, a
prática docente deve ser planejada. Assim, no
planejamento das ações de ensino e aprendizagem, um
elemento em especial deverá ser claro, constituindo-se
como um norteador de todos os outros ao se pensar “no
que, como e por que ensinar”. Trata-se
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Q57377 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

O Plano Municipal de Educação (PME) determina diretrizes, metas e estratégias para a
política educacional dos próximos dez anos. O Plano Municipal de Educação (PME)
tem como objetivo, EXCETO:
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Q57495 - FCC Pedagogo 2018

Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.


O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles: 

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Q57496 - FCC Pedagogo 2018

Você acabou de receber uma incumbência da Secretaria Municipal para fazer parte de um grupo que deve preparar um diagnóstico
sobre o estado atual de desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos (PP) das escolas. Para realizar essa tarefa de modo
participativo e produzir o diagnóstico que foi solicitado, além da leitura de documentos das escolas, você utilizaria como instrumento
ou metodologia: 
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Q57589 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. [...]”

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção Magistério 2° grau. Série Formação do Professor).

A partir da concepção apresentada pelo autor, podemos afirmar que o planejamento escolar precisa

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