Questões de concursos sobre "Perrenoud" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Perrenoud que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57620 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Leia com atenção o trecho abaixo:


A competência requerida hoje em dia é o domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância para construí-los em situações abertas e tarefas complexas, aproveitando ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos, em suma, favorecendo a apropriação ativa e a transparência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário. (2000. p. 27).


Assinale a alternativa CORRETA sobre o autor responsável pelo trecho exposto acima.

Ver Comentários

Q57758 - Colégio Pedro II Professor 2013

Segundo Perrenoud, “a evolução do mundo, das fronteiras, das tecnologias, dos estilos de vida
requer uma flexibilidade e uma criatividade crescentes dos seres humanos no trabalho e na cidade.”


(PERRENOUD, P.; MAGNE, D.C. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.15.)
Para atender a essa questão, ele nos propôs o conceito de competências. Esse teórico afirma que a competência:
Ver Comentários

Q58249 - FUMARC Especialista em Educação - Orientação 2018

Toda situação didática imposta de maneira uniforme a todos os alunos será totalmente inadequada para o grupo, pois, para alguns, será fácil demais, para outros, difícil demais. Daí, então, a importância do ensino diferenciado e também da avaliação diferenciada, para que possibilite a cada aluno ser avaliado de acordo com suas habilidades orais, visuais e escritas.

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.


Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:


I. Deve-se proceder unicamente a uma avaliação afetiva porque o carinho e a atenção são cuidados que superam todas as formas de avaliar pessoas com necessidades educacionais especiais,

II. A avaliação deve ser qualitativa e processual, se pautando no diagnóstico e em instrumentos variados para que as reais necessidades educacionais sejam atendidas no processo de inclusão,

III. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem são ações distintas e devem acontecer em momentos diferenciados quando a questão é a da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.


Está CORRETO afirmar que as proposições

Ver Comentários

Q58876 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

No artigo "Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica”, Philippe Perrenoud (1999) aborda algumas diferenças entre pesquisa e prática reflexiva.


Considerando o posicionamento do autor, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm o mesmo objeto. Isso porque, a pesquisa em educação interessa-se por todos os fatos, processos e sistemas educativos e por todos os aspectos das práticas pedagógicas. Já o professor reflexivo dirige seu olhar, prioritariamente, sobre seu próprio trabalho e seu contexto imediato.

( ) Pesquisa e prática reflexiva exigem a mesma atitude. Contudo, a pesquisa quer descrever e explicar, exibindo a sua exterioridade, e a prática reflexiva quer compreender para regular, otimizar, ordenar, fazer evoluir uma prática particular a partir do seu interior.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm a mesma função. A pesquisa visa saberes de caráter geral, duráveis, integráveis a teorias e a prática reflexiva contenta-se com conscientizações e saberes da experiência úteis localmente.

( ) Pesquisa e prática reflexiva não possuem os mesmos critérios de validação. A pesquisa exige um método e um controle intersubjetivo. Já o valor da prática reflexiva se julga pela qualidade das regulações que ela permite operar e pela sua eficácia na identificação e resolução de problemas profissionais.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Ver Comentários

Q59213 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Perrenoud utiliza o conceito de habitus para explicar parte das nossas ações inconscientes. Sobre os mecanismos de formação
apresentados pelo autor que podem favorecer a tomada de consciência e as transformações do habitus profissional é
INCORRETO afirmar que: 
Ver Comentários

Q59214 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Sobre o trabalho em equipe em Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, Perrenoud afirma que: 

I. O trabalho de equipe não concerne somente aos professores; envolve também a equipe técnica, pois modifica o funcionamento da escola e as relações de poder em seu interior.

II. Num contexto de maior autonomia das escolas o trabalho em equipe não apenas é desejável, mas uma necessidade. 

III. Na atualidade há o enfrentamento de duas tendências: a da profissionalização do ofício do professor e a da proletarização da profissão. Em ambas estão presentes as mesmas implicações para o trabalho em equipe. 

IV. O trabalho em equipe permite uma divisão do trabalho do tipo team teaching de alta intensidade e baixa extensão, garantindo as condições de ampla autonomia pedagógica de cada professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q60069 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Segundo Perrenoud (1999), são obstáculos para a avaliação formativa, EXCETO
Ver Comentários

Q60779 - FACET Concursos Professor - Ciências 2016

Perrenoud (1994b) identifica duas vias possíveis de
evolução do ofício de professor: a proletarização e,
de outro, a profissionalização. Assinale a opção
correta. 
Ver Comentários

Q60806 - IF-MG Técnico em Assuntos Educacionais 2013

De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é,
frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua
avaliação e suas intervenções.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da
excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre:
ArtMed, 1999, p. 11.
São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:
Ver Comentários

Q61215 - FCM Pedagogo 2016

Analise os elementos apontados no ensino aprendizagem, explicitado
no esquema abaixo:

Fonte:inspirado no livro PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

No processo ensino-aprendizagem, esses elementos referem-se ao
Ver Comentários