No artigo "Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação
crítica”, Philippe Perrenoud (1999) aborda algumas diferenças entre pesquisa e prática reflexiva.
Considerando o posicionamento do autor, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as
verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm o mesmo objeto. Isso porque, a pesquisa em educação
interessa-se por todos os fatos, processos e sistemas educativos e por todos os aspectos das
práticas pedagógicas. Já o professor reflexivo dirige seu olhar, prioritariamente, sobre seu próprio
trabalho e seu contexto imediato.
( ) Pesquisa e prática reflexiva exigem a mesma atitude. Contudo, a pesquisa quer descrever e
explicar, exibindo a sua exterioridade, e a prática reflexiva quer compreender para regular,
otimizar, ordenar, fazer evoluir uma prática particular a partir do seu interior.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm a mesma função. A pesquisa visa saberes de caráter geral,
duráveis, integráveis a teorias e a prática reflexiva contenta-se com conscientizações e saberes
da experiência úteis localmente.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não possuem os mesmos critérios de validação. A pesquisa exige
um método e um controle intersubjetivo. Já o valor da prática reflexiva se julga pela qualidade
das regulações que ela permite operar e pela sua eficácia na identificação e resolução de
problemas profissionais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.