Questões de concursos sobre "Perrenoud" | Pedagogia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Perrenoud que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63542 - NUCEPE Professor 2015

Philippe Perrenoud é um dos principais autores que tem fundamentado os Ciclos de Aprendizagem, em países europeus e no Brasil. De acordo com este autor, essa forma de organizar a escolaridade é uma alternativa para enfrentar o fracasso escolar que garantiria a aprendizagem dos alunos, por meio da progressão das suas aprendizagens. A implantação de Ciclos de Aprendizagem em uma rede de ensino, vai exigir mudanças que pressupõem mudanças na organização e gestão da escola, definição clara de objetivos de ensino para professores e alunos, o emprego de dispositivos da pedagogia diferenciada, da avaliação formativa e o trabalho coletivo de professores dentre outras.  Considerando as mudanças no trabalho coletivo de professores uma mudança plausível, coerente com o pensamento do autor, seria
Ver Comentários

Q63799 - IMPARH Professor - Pedagogia 2015

Atualmente, novas competências se exigem dos docentes. Perrenoud (1999) anuncia que são necessárias, no
mínimo, oito competências para se tornar um “bom professor/professora". Dentre as opções elencadas abaixo,
marque a alternativa que NÃO é competência docente.
Ver Comentários

Q64731 - FUNIVERSA Professor - História 2010

De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q64735 - FUNIVERSA Professor - História 2010

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta. 
Ver Comentários

Q64951 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”

PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.

Com base nas orientações de Perrenoud, uma coordenadora pedagógica discute com os professores da escola uma avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para “a regulação das aprendizagens”. Nesse sentido, a orientação pedagógica da escola sobre a avaliação dos estudantes deve ser entendida como

Ver Comentários

Q65761 - IMA Professor - Polivalência 2015

Philippe Perrenoud definiu 10 (dez) competências para nortear o trabalho docente. Dentre elas estão:

1. Administrar a sua formação continuada.

2. Utilizar novas tecnologias.

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação para cada aluno.

4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

5. Administrar a progressão das aprendizagens. 

A soma dos itens corretos é: 

Ver Comentários