Q57926 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Saviani (1985), na obra “Escola e Democracia”, apresenta as principais teorias pedagógicas existentes na
educação brasileira, as contribuições e limites de cada uma delas. Propõe o desenvolvimento de uma teoria
crítica que possa captar a natureza específica da educação e a busca pela compreensão das complexas mediações
pelas quais se dá sua inserção contraditória na sociedade capitalista. Considerando as ideias expressas nessa
obra, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver
nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um
grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e
sua formação, explicitadas no quadro a seguir:
C1- Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico.
C2- Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do
pensamento crítico.
C3- O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento.
C4- O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de
um ponto de vista pessoal.
As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente
são
Sócrates é considerado o pai da Pedagogia, tanto que é figura central quando estudamos a
evolução do pensamento pedagógico. A partir de seus ensinamentos surgiram linhas de argumentação
e se estabeleceram até os dias de hoje e assim continuarão à medida em que surgirem
novas ideias ao campo educativo. Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo,
observe as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA que relaciona os autores
e suas vertentes teóricas.
Q60996 - FDC Técnico em Assuntos Educacionais 2014
O pensamento pedagógico brasileiro sofre forte influência de
Paulo Freire. Para este educador, a educação é gnosiológica,
diretiva, e por isso mesmo exige do professor uma posição
que tenha a seguinte característica:
Q61048 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014
São apresentados abaixo alguns autores e
ideias-chave que nortearam os seus estudos.
Marque a opção que NÃO indica um integrante do
pensamento pedagógico brasileiro progressista.
Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um
determinado povo.
Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de
ação política, se,
Q62259 - INSTITUTO AOCP Professor de Ensino Fundamental 2013
Sobre a pedagogia renovada, assinale a alternativa
correta.
Segundo SANT'ANNA e MENEGOLLA, (1989), o objetivo do ato educativo é possibilitar que o sujeito seja ele mesma
junto ao mundo, de modo consciente, comprometido, livre, responsável, autêntico e dinâmico com a vida, consigo mesmo, o
outro e o mundo.
O estudo da prática pedagógica abarca referenciais amplos, como o entendimento da função social da educação escolar, bem
como a identificação das concepções de ensino e aprendizagem, que lhe embasam.
As diferentes tendências ou teorias pedagógicas de aprendizagem atribuídas à educação foram geradas, no percurso da
história da educação.
Conforme Libâneo (2013), a Pedagogia que toma o partido dos interesses da maioria da sociedade, conferindo à instrução e
ao ensino o papel de propiciar aos discentes o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudo e habilidades e hábitos
de raciocínio científico, de modo a irem estruturando a consciência crítica face aos fatos sociais reais e capacitando-se a
assumir sua condição de agentes ativos e transformadores tanto da sociedade quanto de si próprios é denominada de...
Para melhorar a compreensão e orientação da prática educacional, nos diferentes tempos históricos da educação brasileira,
diversas tendências teóricas foram traçadas, ora focando na natureza das escolas, ora no desempenho dos professores, o dos
alunos, da sociedade etc.
Conforme Libâneo, a tendência que admite o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe; que
propiciar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão e assimilação
ativa dos conhecimentos escolares, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conhecimentos e da
socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade e que acentua a preparação do aluno
para o mundo adulto e suas contradições e denominada de...
“A educação, nesse período, era “concebida como
um subsistema cujo funcionamento eficaz é
essencial ao equilíbrio do sistema social de que
faz parte". A função da educação era formar
indivíduos aptos a contribuírem para o aumento
da produtividade da sociedade. O professor e os
alunos são relegados a posições secundárias".