Questões de concursos sobre "PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57178 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os Pontos de Cultura são unidades de produção, recepção e disseminação cultural em comunidades que se encontram à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais, e que desenvolvem ações de impacto sociocultural. Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos de Cultura, analise os seguintes itens:


I. fortalecimento científico;

II. monitoramento da cultura;

III. transversalidade da cultura;

IV. gestão compartilhada.


Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de Cultura somente o que consta em 

Ver Comentários

Q57193 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Transversalidade em educação é uma forma de
organizar o trabalho didático, na qual alguns temas
são integrados às áreas convencionais de forma a
estarem presentes em todas elas. Com base nessa
forma de organização do trabalho didático, foram
estabelecidos os denominados Temas Transversais
que devem ser desenvolvidos no currículo escolar
brasileiro. Tendo como referência esses Temas
Transversais, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q57208 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à
educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas
especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e
educacional deve 
Ver Comentários

Q57220 - CESPE Professor 2017

De acordo com os PCN, para observância da interdisciplinaridade
é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes
e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de
interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam
saberes. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q57234 - CESPE Professor 2017

Quanto à metodologia, os PCN orientam que a prática pedagógica
Ver Comentários

Q57235 - CESPE Professor 2017

Na prática pedagógica embasada na tendência progressista crítico
social ou histórico-crítica, reconhecida pelos PCN, os estudantes 
Ver Comentários

Q57236 - CESPE Professor 2017

As orientações metodológicas dos PCN a respeito do processo de
avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
recomendam que 
Ver Comentários

Q57237 - CESPE Professor 2017

Em relação às concepções pedagógicas para os anos iniciais do
ensino fundamental, os PCN
Ver Comentários

Q57238 - CESPE Professor 2017

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Ver Comentários

Q57374 - RBO Professor - Educação Física 2017

O trabalho docente realiza-se em meio à diversidade.
Assim, “por trabalhar com a diversidade humana, comporta
uma ampliação de horizontes para o professor e para o
aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade
em que vivem é apenas parte de um mundo complexo”. De
acordo com a discussão trazida por meio dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs, 1997; p.19), esse trabalho
evidencia a importância “de um elemento universal
subjacente e definidor das relações intersociais e
interpessoais”, que será a
Ver Comentários