Questões de concursos sobre "PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Os Pontos de Cultura são unidades de
produção, recepção e disseminação cultural em
comunidades que se encontram à margem dos
circuitos culturais e artísticos convencionais, e que
desenvolvem ações de impacto sociocultural.
Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos
de Cultura, analise os seguintes itens:
I. fortalecimento científico;
II. monitoramento da cultura;
III. transversalidade da cultura;
IV. gestão compartilhada.
Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de
Cultura somente o que consta em
Transversalidade em educação é uma forma de
organizar o trabalho didático, na qual alguns temas
são integrados às áreas convencionais de forma a
estarem presentes em todas elas. Com base nessa
forma de organização do trabalho didático, foram
estabelecidos os denominados Temas Transversais
que devem ser desenvolvidos no currículo escolar
brasileiro. Tendo como referência esses Temas
Transversais, é correto afirmar que
No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à
educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas
especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e
educacional deve
De acordo com os PCN, para observância da interdisciplinaridade
é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes
e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de
interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam
saberes. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que
O trabalho docente realiza-se em meio à diversidade.
Assim, “por trabalhar com a diversidade humana, comporta
uma ampliação de horizontes para o professor e para o
aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade
em que vivem é apenas parte de um mundo complexo”. De
acordo com a discussão trazida por meio dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs, 1997; p.19), esse trabalho
evidencia a importância “de um elemento universal
subjacente e definidor das relações intersociais e
interpessoais”, que será a