Questões de concursos sobre "Paulo Freire" | Pedagogia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Paulo Freire que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64936 - CESGRANRIO Professor - Educação Infantil 2010

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.

Essa ideia é central no conceito que Paulo Freire desenvolveu de
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Q64950 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

“A cultura não é só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento. A cultura manifesta-se, sobretudo, nos gestos mais simples da vida cotidiana. Cultura é comer de modo diferente, é dar a mão de modo diferente, é relacionar-se com o outro de outro modo. Cultura para nós são todas as manifestações humanas; inclusive o cotidiano, e é no cotidiano que se dá algo essencial: o descobrimento da diferença.”

Freire , Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985, p.34

“[...] é necessário ter claro pelo menos alguns aspectos do que se denomina por globalização: a) trata-se de um processo social que atravessa os lugares de maneira diferenciada e desigual; b) sua lógica não se explica através do Estado-nação, daí falarmos em “sociedade global”, world system, “modernidademundo”; e c) a noção de espaço e de tempo é redefinida neste contexto.”

ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, n 47, 2001, p. 64

O atual contexto de globalização, além de dar maior visibilidade para o tema das diferenças culturais no cotidiano escolar, aponta para outra característica fundamental da cultura, já que se trata de um(a)
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Q64971 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

O nome do educador Paulo Freire está diretamente relacionado à educação de jovens e adultos no cenário da Educação Brasileira. Dentre as características abaixo, aquela que NÃO se relaciona ao Método de alfabetização de Paulo Freire é:
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Q64977 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de
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Q65310 - CS-UFG Assistente de Alunos 2017

Leia o excerto.


Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. p. 33.


O processo formativo, como parte da educação, que está além do ensino de conteúdos, diz respeito à atuação de todos os agentes educativos que trabalham na escola. Esse processo se refere, fundamentalmente, a uma formação

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Q65760 - IMA Professor - Polivalência 2015

Sobre os princípios e aspectos gerais da obra de Paulo Freire,
indique a alternativa INCORRETA. 
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Q65936 - CEPERJ Secretário Escolar 2015

Paulo Freire afirma que “ensinar exige compreender que a
educação é uma forma de intervenção no mundo”. Em sua obra
“Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa”,
o autor entende a educação como:
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Q66111 - IF-PB Assistente de Alunos 2013

Paulo Freire, um dos maiores expoentes da educação do Século XX, desenvolveu um
legado teórico de reconhecimento internacional sobre os princípios e processos da
educação e da pedagogia, em particular. Como representante e defensor da Educação
de Jovens e Adultos (EJA), Paulo Freire criou um método de alfabetização fundamentado
nos seguintes aspectos, EXCETO
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Q66186 - FUNIVERSA Músico 2015

São exemplos de tendências pedagógicas progressistas
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