Questões de concursos sobre "Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57629 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Relacione os paradigmas identificados nos projetos de modernização listados a seguir, com suas respectivas características.


1. Social‐liberalismo

2. Neoliberalismo


(   ) Ênfase na escola única, pública, gratuita, laica, universal e obrigatória.

(   ) Ideal de democracia baseado em Tocqueville, no qual o governo é representativo como uma democracia política.

(   ) Ênfase na liberdade, na propriedade, na economia de mercado autorregulável.

(   ) Ênfase na igualdade de oportunidades, na justiça e na equidade social.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo

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Q57810 - IF-TO Técnico - Educação 2018

Gadotti (2000), analisando as atuais perspectivas da Educação, salienta que podemos estar vivendo na era do conhecimento, da informatização e da informação. Para pensar uma educação para o futuro, necessitamos de uma aprendizagem que se estenda ao longo da vida, fundada em quatro pilares, que foram definidos por Jacques Delors, em 1998.


Do exposto, faça uma relação dos quatro pilares da Educação e suas definições, marcando a alternativa correta.


I. Aprender a conhecer: a aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral.

II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em Educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. A flexibilidade é essencial.

III. Aprender a viver juntos: prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados.

IV. Aprender a ser: no Brasil, como exemplo desta tendência, pode-se citar a inclusão de temas/eixos transversais (ética, ecologia, cidadania, saúde, diversidade cultural) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem equipes interdisciplinares e trabalho em projetos comuns.  

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Q57930 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Morin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida.


Esse novo paradigma foi chamado por Morin de: 

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Q58346 - VUNESP Professor 2018

Rosilene leciona em uma escola municipal de Ensino
Fundamental. Conversando com seu colega Jean, queixou-se
do desconforto que sofria por ter que trabalhar de
modo “fatiado” os conteúdos das diferentes disciplinas,
principalmente quando se tratava do ensino de ciências.
Jean lembrou-lhe de que tal sentimento é abordado por
Dowbor no texto “Educação e apropriação da realidade
local” (2007), quando ele diz que “esse universo fatiado
corresponde pouco à motivação dos alunos”, visto que
“um dos paradoxos que enfrentamos é o contraste entre
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Q58587 - UPENET/IAUPE Pedagogo 2017

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e das abordagens a serem utilizados aos objetivos e às condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens sobre o comportamento humano para a escolha e melhor condução dos trabalhos numa instituição educacional, analise as afirmativas abaixo:


I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.

II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.

III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.

IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações, porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Nesse paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos a responsabilidade pela organização social.

V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande ser, determinado pelas mudanças sociais.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

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Q58635 - CESPE Professor 2017

Quando nasci veio um anjo safado

O chato do querubim

E decretou que eu estava predestinado

A ser errado assim

Já de saída minha estrada entortou

Mas vou até o fim

                                                                     Até o fim. Chico Buarque.


O excerto da canção de Chico Buarque remete ao determinismo biológico, relacionado à ideia de que o indivíduo já nasce com predisposição genética para a aprendizagem e o desenvolvimento. A corrente teórico-pedagógica relacionada a essa concepção denomina-se

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Q58885 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

Analise os textos a seguir:

Texto 1

“ Hoje, no mundo digital, temos uma geração de crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações, fazem duas ou três atividades simultâneas. Na escola, apresentam grande dificuldade em prestar atenção às explicações do professor, distraindo-se e, consequentemente, conversando mais durante a aula. O que fazer? Simples! Basta criar aulas mais motivadoras nas quais os alunos sejam convidados a participar ativamente e a aprendizagem ocorra de maneira natural. Já conhecemos essa resposta há quase dez anos, mas a dificuldade é como produzir essas aulas. Esse é o desafio do professor atualmente.”

(http://educacao.estadao.com.br/bloas/coleaio-pentaaono/o-desafio-de-ser-professor-nos-diasatuais/ acesso em 28/09/2017). 


Texto 2

“Pode-se dizer que, de modo geral, vigora nos sistemas de ensino e nas políticas públicas educacionais uma concepção estreita de educação, disseminada no senso comum, de que o papel único da escola fundamental é a passagem de conhecimentos e informações às novas gerações” (PARO, V. H. A educação, a política e a administração, reflexões sobre a prática do diretor de escola.

In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, set./dez. 2010, p. 771)


Sobre as ideias educacionais expostas acima assinale a alternativa INCORRETA:
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Q59195 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Anna Camps ao narrar o modelo de etapas no ensino da composição escrita, sumaria: 
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Q59204 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Segundo Luiz Carlos de Freitas, a lógica à qual se contrapõe a organização da escola em ciclos é 
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Q59208 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Maria Inês de Matos Coelho abordando o sentido das reformas de ensino e as políticas educacionais na contemporaneidade
considera que 
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