Disciplinas Pedagogia Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil Questões de concursos sobre "Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil" | Pedagogia - página 4 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q65055 - CETRO Supervisor Escolar 2008
Analise a tabela a seguir: Segundo sua autora, Mônica G. Thurler (2002), a tabela ilustra um paradigma de funcionamento de um sistema escolar
A)centralizado, com assimetria entre comando estratégico e operacional.
B)em que o comando estratégico é concebido de forma essencialmente burocrática e autoritária.
C)descentralizado e profissionalizado, com interação entre comando estratégico e operacional.
D)prescritivo, em que o comando operacional deve implementar, o mais fielmente possível, as prescrições recebidas.
E)que favorece a articulação entre comando estratégico e operacional, porém, impede o desenvolvimento negociado da qualidade e do desenvolvimento profissional.
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Q65323 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014
O sistema federal de ensino é composto por:
A)Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Avaliação
Nacional da Aprendizagem (ANA); Sistemas
Estaduais de Avaliação Participativa (SEAP).
B)Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP); Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE).
C)instituições de ensino mantidas pela União; instituições
de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa
privada; órgãos federais de educação.
D)sistemas de educação municipais, estaduais e federal
de ensino, em todas as etapas e modalidades.
E)instituições de ensino superior criadas e mantidas
pela iniciativa pública; colégios federais pertencentes
às universidades federais; órgão responsável
pela aposentadoria dos servidores federais.
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Q65679 - IBADE Cuidador 2016
O conceito da inclusão é definido como um sistema
educacional modificado, organizado e estruturado
para atender às necessidades específicas,
interesses e habilidades de cada aluno. Requer uma
ação mediadora nas inter-relações entre a criança,
professores e seus familiares, um currículo que
contemple a criança em desenvolvimento, atendendo
às suas especificídades no contexto de convivência,
e uma prática pedagógica:
A)seletiva.
B)especial.
C)dinâmica.
D)tradicional.
E)centralizadora.
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Q65986 - EXATUS-PR Secretário Escolar 2015
A transferência poderá ocorrer quando,
EXCETO:
A)durante o ano letivo observado com atenção o
preenchimento do histórico escolar, no qual constará
a expressão cursando.
B)após conclusão do ano letivo, a escola de origem
expedirá o histórico escolar.
C)ex-oficío será efetivada entre instituições
vinculadas a qualquer sistema de ensino em qualquer
época do ano.
D)o aluno transferido de instituição de ensino cuja
sistemática de avaliação seja diversa a da escola na
qual está matriculando-se, este aluno deverá
permanecer com a sistemática de avaliação da escola
de origem.
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