Questões de concursos sobre "O Processo de Socialização" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Processo de Socialização que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32902 - FUNCAB Analista 2012

A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres
humanos para viver em sociedade, que se
desenvolve pelo processo de socialização.
Destaca(m)-se neste processo:
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Q32985 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:  


I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.


II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.  


III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.


IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.


Assinale a alternativa em que todas  as afirmativas estão CORRETAS:

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Q32997 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:  


I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os  saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.


II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.


III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.


IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.


V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.  


Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf> Acesso em: 28 mar. 2015.  



Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à Tendência Liberal Tecnicista:  

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Q32998 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

“O principal objetivo da escola era preparar
os alunos para assumir papeis na sociedade, já
que quem tinha acesso às escolas eram os filhos
dos burgueses e a escola tomava como seu papel
principal fazer o repasse do conhecimento moral
e intelectual, porque através deste estaria
garantida a ascensão dos burgueses e,
consequentemente, a manutenção do modelo
social e político vigente. Para tanto, a proposta
de educação era absolutamente centrada no
professor, figura incontestável, único detentor do
saber que deveria ser repassado para os alunos.
O papel do professor estava focado em vigiar os
alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou
conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e
corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas,
organizadas de acordo com uma sequência fixa,
baseada na repetição e na memorização. Aulas
de memorização de conteúdos (retirados dos
livros), em que os alunos eram considerados
como um papel em branco, nos quais era
impresso o conhecimento, cabendo a eles
concordar com tudo sem questionar. Eram
formados para ser sujeitos acríticos e passivos.
Nessa concepção de ensino o processo de
avaliação carregava em seu bojo o caráter de
punição, muitas vezes, de redução de notas em
função do comportamento do aluno em sala de
aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte
em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto
no ensino fundamental e médio como no ensino
superior, que vive uma salada de concepções
pedagógicas. Sabemos que os professores são  fruto da sua formação escolar, social e política,
que esta se reflete na sua prática pedagógica,
quando esta não é pensada/refletida
cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo
vicioso: formado sem reflexão – formo alunos
sem reflexão, também".




Disponível em:<http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>  Acesso em: 28 mar. 2015.  




Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essa Tendência Pedagógica e seus pressupostos:  


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Q33000 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.  


                                                                   (CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41). 


Assinale a alternativa CORRETA:  

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Q33019 - NUCEPE Professor - Sociologia 2015

Uma forma de organização da sociedade,
estrutura social unificada e relativamente
permanente, que estabelece padrões de
comportamentos através de normas e
valores específicos, com finalidades
próprias, é chamada de 
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Q33024 - NUCEPE Professor - Sociologia 2015

Sobre socialização é CORRETO afirmar
que é o processo 
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Q33147 - FGV Sociólogo 2010

A respeito de Parsons, analise as afirmativas a seguir: 

I. Para Parsons, os sistemas relevantes tratados na ciência social e comportamental eram "abertos", ou seja, estariam embutidos em um ambiente consistido de outros sistemas.

II. Parsons adotou o Paradigma AGIL para analisar sistemas e subsistemas.

III. Parsons apontou os Estados Unidos como os mais desenvolvidos de todas as culturas ocidentais.

Assinale
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Q33186 - CESPE Sociólogo 2010

A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.
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Q57525 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Vinha (1999), no texto O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista, relata que viveu uma situação profissional na qual havia uma criança que, ao jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O que Piaget diz é que nós protegemos muito as crianças. Não permitimos que elas sintam a consequência do ato. Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para se desculparem. É importante que o adulto permita que as crianças sintam as consequências dos atos (Vinha, 1999).


Piaget diz que quando for necessário tomar uma atitude diante de transgressões a regras e/ou conflitos vividos por uma criança, o educador deve

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