Disciplinas Pedagogia O Papel da Afetividade na Aprendizagem Questões de concursos sobre "O Papel da Afetividade na Aprendizagem" | Pedagogia - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Papel da Afetividade na Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q60203 - FUNECE Pedagogo 2017
A forma como as pessoas se relacionam entre
si caracteriza-se por etapas de interação de um
indivíduo no desenvolvimento do grupo ao qual está
inserido ao longo do tempo. Considerando essas
etapas, numere a Coluna II de acordo com a Coluna
I.
Coluna I
1. Inclusão
2. Controle
3. Afeto
Coluna II
( ) Refere-se à expressão e
busca de integração
emocional.
( ) Pode-se manifestar de
três formas: subsocial,
supersocial, social.
( ) Sua necessidade pode
variar desde o desejo de
possuir autoridade sobre
os outros até a
necessidade de não
assumir responsabilidade.
( ) Significa a necessidade
de ser considerado pelos
outros.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A)1, 1, 3, 2.
B)3, 3, 2, 1.
C)2, 2, 3, 1.
D)1, 2, 1, 3.
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Q62793 - ACAFE Professor 2015
Sobre a diversidade Skliar e Duschatzky (2001)
dizem que muitas vezes concebemos, “o outro como
fonte de todo mal ". O documento do MEC, Currículo
Conhecimento e Cultura, explora como esta
máxima aparece nas relações escolares. Nesse sentido é correto afirmar, exceto :
A)Quando nos situamos como professores (as),
diante dos (as) alunos (as) com base em estereótipos
e expectativas diferenciadas segundo a origem
social e as características culturais dos grupos de
referência.
B)Ao atribuímos o fracasso escolar dos(as) alunos(as)
às suas características sociais ou étnicas.
C)Quando diferenciamos os tipos de escolas
segundo a origem social dos(as) estudantes, considerando
que alguns têm maior potencial que outros
e, para desenvolvermos uma educação de qualidade,
não podemos misturar estudantes de diferentes
potenciais.
D)Ao privilegiarmos todas as formas de comunicação
humana, como a corporal e a artística.
E)Quando valorizamos exclusivamente o racional
e desvalorizamos os aspectos afetivos presentes
nos processos educacionais.
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Q63563 - INSTITUTO AOCP Pedagogo 2015
Em um grupo, o pedagogo está
desenvolvendo a dinâmica: “o exercício do
espelho”. Essa dinâmica, na qual se faz a
“gravação” repetida de qualidades positivas
sobre a pessoa humana, tem como objetivo
A)a reconquista da autoestima.
B)fazer o indivíduo ser aceito.
C)satisfazer a independência.
D)fazer o indivíduo ser aceito socialmente.
E)fazer o indivíduo se sentir abrigado fisicamente.
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Q63826 - IMPARH Professor - Pedagogia 2015
A relação professor-aluno é um dos grandes fatores de influência positiva e/ou negativa para o desenvolvimento
da aprendizagem. Reflita sobre a ilustração abaixo: Agora, marque a opção que revela CORRETAMENTE a importância da afetividade para a aprendizagem.
A)Constitui-se de todos os sentimentos e de todas as emoções e permite atribuição de significado à vivência do
indivíduo na sociedade, bem como, no processo pedagógico, por influenciar de forma decisiva a atuação dele
no mundo.
B)Desde muito cedo as crianças aprendem que o enfado do professor não pode conduzi-las ao fracasso
escolar. São ensinadas que o sucesso da aprendizagem depende inteiramente de seus próprios esforços.
C)A relação professor-aluno não é fator preponderante para o sucesso do ensino-aprendizagem. Apenas é
importante para manter um clima amigável e de cordialidade, fundamentais para uma boa aprendizagem.
D)A afetividade na educação é um ato inconsciente, despropositado, que surge espontaneamente e não
necessita ser pensada, no entanto, é indispensável ao processo educativo.
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Q64716 - FUNIVERSA Professor - História 2010
Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A)O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.
B)A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.
C)O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.
D)O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.
E)As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.
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Q65191 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018
Em relação à importância da afetividade para o
desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil,
NÃO é possível afirmar que:
A)é a partir do afeto que emergem as primeiras possibilidades
intelectuais no bebê. É, também, por meio do afeto que os
sujeitos humanos se interessam cognitivamente por algo.
B)é uma afirmação walloniana que o sujeito precisa ser
“nutrido” afetivamente para ter interesse intelectual por
alguma coisa.
C)se queremos que nossas crianças se interessem e aprendam,
não há necessidade de partirmos de algo que seja do
interesse delas, ao planejar as atividades das rotinas na
Educação Infantil.
D)uma importante compreensão no que se refere aos fins
sociais das expressões emotivas, segundo Wallon, é o
caráter “contagioso” da emoção. Esse poder de contágio é o
que possibilita o bebê “afetar” ou atingir o adulto através do
seu choro, gritos e agitação.
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Q65456 - CESPE Cuidador 2017
No que se refere ao processo de educar e ao sistema escolar,
assinale a opção correta.
A)A compreensão dos alunos deve ser focada no todo, associada
a métodos de ensino rigorosos para viabilizar o maior
rendimento escolar.
B)O educador tem a responsabilidade de diagnosticar um aluno
que esteja vivenciando situação de perturbação psicológica.
C)O sistema escolar pode ser um núcleo de promoção de saúde
mental.
D)Não cabe ao sistema escolar atuar no desenvolvimento de
fatores de proteção a crianças e adolescentes.
E)O educador não deve trabalhar com a prevenção de saúde
mental, pois seu papel é de transmissor de conhecimentos.
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Q65459 - CESPE Cuidador 2017
No que se refere ao cuidar e ao educar, assinale a opção correta.
A)Para que a integralidade da criança seja respeitada, as ações de
educar e de cuidar devem ser dissociadas.
B)O aspecto educacional e o aspecto afetivo da criança devem ser
considerados independentes um do outro.
C)Cuidar implica estar atento às necessidades e potencialidades
do outro.
D)No processo de desenvolvimento e aprendizagem, os cuidados
com a criança referem-se à manutenção de funções básicas do
espectro corporal.
E)Cuidar resume-se aos cuidados com a higiene e a alimentação
da criança.
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Q65460 - CESPE Cuidador 2017
Acerca dos cuidados com a criança e do processo de educação,
assinale a opção correta.
A)Educar abrange todos os aspectos da vida do aluno, dos mais
elementares até as necessidades mais elaboradas e
intelectualizadas.
B)Dada a idade das crianças, o processo de educação infantil se
resume à transferência de conhecimento do adulto para a
criança.
C)A criança assume o papel de mediadora em seu processo de
aprendizagem.
D)A criança é o sujeito passivo do processo de conhecimento.
E)Nos primeiros anos de vida da criança, a educação deve
restringir-se à educação formal.
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Q65691 - IBADE Cuidador 2017
Para que o professor assuma seu papel de
facilitador/motivador da aprendizagem é necessário:
1. manter o diálogo aberto com o aluno.
2. refletir sobre temas contemporâneos,
oportunizando a participação do aluno.
3. encontrar formas diferenciadas para trabalhar
com os alunos, buscando encantá-los e envolvê-los nas atividades.
4. que a dimensão afetiva não ocupe lugar de
destaque nas práticas docentes.
Está correto apenas o que se afirma em:
A)2, 3 e 4.
B)1 2 e 4.
C)1 . 2 e 3 .
D)1,3 e 4.
E)3, 4.
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