Questões de concursos sobre "O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57843 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O ensino superior passou por intensas mudanças nos anos 1990 e 2000. Nesse período, várias ações,
projetos e programas foram criados. Analise as alternativas abaixo e indique a que apresenta
corretamente a descrição dos Programas implementados nesse período.
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Q57844 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Nos anos 1990, expandiu-se no Brasil as ideias de livre mercado de cunho neoliberal; intensificou-se a
reforma do Estado e educação passou por significativas reformas. No ensino superior, essas reformas
foram marcadas pelo(a):
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Q57929 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia com atenção:


“[...] a Universidade quer deixar de ser universidade. Seu figurino já não é o de instituição pluridisciplinar onde se cultiva o saber pela pesquisa, a formação pelo ensino e o serviço pela extensão. Agora a universidade passa a ser plurimodal, ou seja, como Prometeu, ela assume mil formas, tantas quantas as necessidades do mercado e da integração dos mercados exigirem” (CASTANHO, 2000, p.36)


Considerando as ideias de Castanho (2000), analise as seguintes proposições:


I. A universidade está em crise, afetada em sua maioria pelos rankings orientados pelos valores e práticas das instituições hegemônicas, cujos critérios de aferição reproduzem os padrões de dominação.

II. A ideia de negócio é destruidora da universidade, pois destrói a noção de bem público que deveria oferecer sustentáculos à vida econômica e social.

III. A universidade necessita de uma profunda reforma que busque compreender a essência de suas contradições: a própria reforma do pensamento.

IV. A ideia de plurimodalidade possibilita à universidade a oferta diversificada de cursos e experiências aos discentes, numa perspectiva de formação que permita a análise aprofundada do mercado de trabalho e assimilação dos saberes que dele emergem.


Assinale a alternativa CORRETA

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Q57931 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Almeida (2012), ao tratar das transformações na universidade contemporânea, destaca que muitos são os dilemas que cercam esse processo de transformação. Um dos dilemas destacados pela autora é a compreensão dos diferentes modelos que vêm surgindo ao longo dos últimos anos. Entre eles, estão dois modelos: o “social” e o “operacional”.


No que tange ao modelo operacional, é CORRETO dizer que ele consiste em: 

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Q57983 - CEPS-UFPA Psicólogo Educacional 2018

O cenário das instituições de ensino superior apresenta uma série de desafios, como a evasão, a reprovação
e o adoecimento mental de graduandos. De acordo com a revisão acerca das vivências acadêmicas de
graduandos feita por da Matta, Lebrão e Heleno (2014), deve-se atentar para a “importância da participação
ativa das instituições no processo de adaptação do estudante à vida acadêmica”. Este processo de adaptação  
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Q58059 - DEPSEC Pedagogo 2018

É notório no período pós-LDB/1996 uma forte
expansão da Educação Superior no Brasil, em
especial, no âmbito da graduação, com
destaque para as matrículas no setor privado
com fins lucrativos. Considerando os estudos
de abordagem crítica (CHAVES, 2016;
GUIMARÃES, 2017), sobre a expansão da
educação superior nos marcos das políticas
neoliberais, marque a alternativa que
demonstra o que esse crescimento tem
representado.
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Q58363 - UFMG Pedagogo 2018

De acordo com o texto “Classe, raça e acesso ao ensino superior brasileiro” de Rafael Guerreiro Osório, classifique cada uma das afimativas como verdadeira (V) ou falsa (F).


I. ( ) O que diferencia os pobres, a classe média e os ricos é a renda per capita de cada grupo, que indica sua capacidade de consumo e seu nível de bem-estar.

II. ( ) Inexiste uma associação forte entre a classe de origem e a conclusão do ensino médio.

III. ( ) Para além da associação entre classe e ter completado o ensino médio, existe uma associação entre raça e ter completado o ensino médio.

IV. ( ) Em relação aos jovens brancos de classe alta, todos os grupos apresentam algum deficit de acesso ao ensino superior.

V. ( ) Se o objetivo é atacar a desigualdade de oportunidades no acesso à universidade, é recomendável o uso de quotas raciais.


A sequência CORRETA é

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Q58438 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Com relação ao desenvolvimento do processo de planejamento estratégico em universidades, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Como em outros modelos de administração utilizados pelas universidades em processos de mudanças gerenciais, o planejamento estratégico tem seus fundamentos na literatura sobre gestão empresarial.

( ) As características peculiares das instituições universitárias não geram a necessidade de introduzir adaptações na metodologia para que o planejamento estratégico seja utilizado com sucesso, pois ele não difere do realizado em empresas ou em instituições sem fins lucrativos.

( ) O planejamento estratégico trabalha com um horizonte de curto prazo que termina por se confundir com o horizonte do plano ou, muitas vezes, das propostas orçamentárias e das disponibilidades financeiras.

( ) Com base em um processo participativo de conhecimento e na análise dos pontos fortes e dos pontos fracos internos à organização e do estudo das oportunidades e restrições do ambiente externo, o planejamento estratégico estabelece estratégias, ou seja, os meios e ações integradas que visam a alcançar os objetivos e metas estabelecidas para o cumprimento da missão da organização. 

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Q58445 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“O espaço entre a escola e a universidade é um profundo e fértil caminho a ser percorrido pelos estudantes, a ser pesquisado pelos acadêmicos e a ser acompanhado, aferido e aprimorado pela estrutura de gerenciamento das políticas públicas educacionais” (CARMO et al., 2014, p. 323). Considerando o cenário anunciado acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O ensino médio e o ensino superior precisam ser vistos como níveis complementares.

II. Universalizar o ensino com qualidade exige o estabelecimento de metas relacionadas à infraestrutura física e pedagógica das instituições educacionais

III. A deficiência registrada nas escolas públicas não pode ser compensada pela reconhecida qualidade das universidades públicas. A excelência de um nível de ensino precisa atingir o outro.

IV. As reformas educacionais de cada nível de ensino devem ser independentes e livres de compromissos prévios.

V. As políticas de expansão das vagas no ensino universitário esbarram na falta de preparação de uma parcela grande dos egressos do ensino médio.

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Q58449 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência” (MASETTO; NONATO; MEDEIROS, 2017, p. 208).


Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A produção de um conhecimento interdisciplinar foi grandemente incentivada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação, que permitiu a aproximação das áreas de conhecimento, o diálogo entre as ciências exatas, as ciências da natureza, as ciências humanas e os demais campos do saber.

II. A atuação em equipe em campos de estágio e em atividades profissionais trouxe a perspectiva de se pensar em currículos inovadores, nos quais profissionais de áreas afins possam construir colaborativamente a própria formação teórica. Dessa forma, aprendem a pensar e a atuar integradamente, produzindo uma intervenção interprofissional.

III. O êxito de um projeto de currículo inovador depende da formação de um grupo de professores, gestores, alunos e funcionários que, comprometidos como grupo, sintam a necessidade urgente de mudar e de buscar uma resposta de inovação para os cursos de graduação que não mais respondem à formação contemporânea de profissionais.

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