Questões de concursos sobre "O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços" | Pedagogia - página 3
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q63376 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2014
Em se tratando da formação de professores da educação superior, na perspectiva das teorias críticas, analise as
proposições a seguir. I - No sentido etimológico, docência tem suas raízes no latim - docere - que significa ensinar, instruir,
mostrar, indicar, dar a entender. Essa conceituação vem sendo questionada, pois há entendimento de que
o trabalho docente, especialmente na educação superior, demanda muitas tarefas que transcendem os
limites da sala de aula. II - No contexto da sociedade do conhecimento, a formação de professores para a educação superior precisa
ser promovida levando em conta a complexidade do mundo globalizado, os avanços no campo das
tecnologias da informação e da comunicação e os impactos dos processos de produção capitalista nas
relações sociais. III - A formação de professores da educação superior precisa considerar que a docência é um ato político que
requer disposição para a produção de projetos coletivos e para debates permanentes sobre a educação,
visto que se trata de uma prática social que não está isenta de conflitos. IV - Em se tratando de cursos de formação continuada de professores para o magistério em cursos de
graduação das áreas técnicas, deve-se dar centralidade aos conhecimentos específicos prescindindo de
postulados pedagógicos, pois o objetivo é formar trabalhadores ajustados às exigências do modo de
produção capitalista.
Estão corretas as proposições
O advento da modernidade transformou a universidade, redefinindo seu perfil como instituição de ensino. O
perfil moderno da universidade é expresso pelo/pela
Q64611 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014
Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.
II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.
III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos Institutos de Ensino Superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS