Questões de concursos sobre "O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância" | Pedagogia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64467 - IESES Professor 2015

O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(   ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.

(   ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.

(   ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.

(   ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.


A sequência correta é:

Ver Comentários

Q64614 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a criança. 

O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança, EXCETO:
Ver Comentários

Q64924 - CESGRANRIO Professor - Educação Infantil 2010

Marieta, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma aula de Matemática cujo objetivo era completar a sequência decrescente de números, fez a atividade da seguinte maneira: 

Dezenove, dezoito, dezessete, dezesseis, dezecinco, dezequatro, ....

O raciocínio da menina representa que
Ver Comentários

Q65183 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018

As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem
promover diversas aprendizagens e possibilidades de
desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a que está
INCORRETA em relação às práticas pedagógicas que devem
ocorrer na Educação Infantil.
Ver Comentários

Q65192 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018

Sobre as noções matemáticas que são desenvolvidas na
Educação Infantil, marque aquela que NÃO corresponde ao
campo em destaque.
Ver Comentários

Q65662 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Os objetivos da formação básica das crianças,
definidos para a Educação Infantil, prolongam-se
durante os anos iniciais do Ensino Fundamental,
especialmente no primeiro, e completam-se nos anos
finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o
processo educativo, mediante: 
Ver Comentários

Q66195 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015

A professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental iniciou uma atividade em grupo com massa de modelar vermelha. Paulo, um aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, começou a bater as mãos na carteira, demostrando um comportamento agressivo e negando-se a participar da atividade, visto que seu comportamento está associado a essa cor.
Com relação às atribuições do Agente de Apoio, analise as afirmativas a seguir.
I. Paulo, devido ao comportamento agressivo, deve ser retirado da sala, não participando da atividade.
II. O Agente de Apoio deve oferecer uma massa de modelar amarela para Paulo executar a tarefa.
III. O Agente de Apoio, ao final da atividade, deve relatar esse acontecimento no registro escolar, de modo a permitir uma melhor dinâmica para as próximas atividades.
Assinale:
Ver Comentários