Questões de concursos sobre "O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito
antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação
de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola
tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças
começam a estudar aritmética na escola, mas muito
antes elas tiveram alguma experiência com quantidade,
já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e
determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
Uma das finalidades de se trabalhar com a resolução de
problemas na educação infantil é ampliar o conceito de
problema e, como consequência, saber problematizar.
Nesse sentido, a problematização também tem como
objetivo estimular os alunos a refletirem sobre o que pensaram
ou fizeram. Para Smole, trata-se do processo
Para os adultos de hoje, parece óbvio que existe uma
única maneira de representar as somas e as subtrações,
e que essa maneira seria facilmente compreendida
pelas crianças, porém os estudos demonstrados por
Lerner mostram a necessidade de modificar o enfoque
que, em geral, é feito na escola. Afirma a autora que é
necessário que o professor, no trabalho com as crianças,
Q57358 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o
desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos
auxilia nesse processo.
Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala
de aula: Infle dois balões a um mesmo tamanho. Amarre cada bico com um fio, fazendo
um laço. Prenda com uma fita adesiva, pelo lado inverso ao bico, a uma vareta
– um balão em cada ponta. Suspenda a vareta pelo centro de modo que os
dois balões fiquem equilibrados na horizontal. Desfaça o laço de um dos
balões, deixando o ar sair. (Adaptado do experimento narrado pelo professor
Luiz Ferraz Netto disponível no site
Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br. Acesso em: 30 jul. 2018 O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar
Refletir sobre como se dá o desenvolvimento dos conceitos
na criança é uma tarefa fundamental para o professor.
Sobre essa temática, lançando mão das teorias de
Vygotsky e Bakhtin, Fontana (1996) trata da gênese social
da conceitualização na criança. Segundo ela, na elaboração
conceitual explicita-se o que Vygotsky e Bakhtin
denominam, respectivamente, de
Q58211 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
A criança desde o seu nascimento está imersa em um
universo cultural em que conhecimentos matemáticos
são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e
desde muito pequenas elas participam de uma série de
situações envolvendo números, relações entre
quantidades, noções sobre o espaço, atenção dada à
matemática na educação infantil ao longo do tempo não
tem seguido uma orientação única. No entanto, a
matemática estando explicita ou implicitamente presente
na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena. As crianças
precisam recorrer a contagem para resolver seus
problemas do dia-a-dia como, por exemplo: conferir suas
figurinhas, repartir as balas entre amigos, mostrar com
os dedos a sua idade, manipular o dinheiro e operar com
ele, também observa o espaço ao seu redor e, aos
poucos vai organizando seus deslocamentos. Os
avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e
aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a
respeito da didática da Matemática, permitiram
vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança
pequena.
De acordo com o contexto apresentado assinale a
alternativa CORRETA:
Q58215 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
O ensino de ciências naturais em escolas de educação
infantil não deve ser trabalhado de forma isolada ou até
mesmo incompleta, deve permitir a construção de
conhecimentos necessários aos alunos. Considera-se o
ensino de ciências como forma de promover o
conhecimento de mundo na criança, que é mediada pelo
professor e que deve explorá-lo de maneira não
fragmentada e investigativa.
Assinale a alternativa CORRETA
Para Piaget, as ações das crianças sobre os objetos e as interações
com outras pessoas são de importância fundamental na construção
do conhecimento. Assim, a teoria desenvolvida por Piaget
caracteriza-se como
Q58999 - UFV Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): ( ) O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração
reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos. ( ) O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma,
pela capacidade de pensar. ( ) A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de
conservação, classificação e seriação. ( ) No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira
quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa. A sequência CORRETA é:
Q59004 - UFV Técnico em Assuntos Educacionais 2017
O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais
indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre
ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do
conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que: