Historicamente o conceito de cuidar era específico ao
trabalho desenvolvido na Educação Infantil cuja finalidade
era atender às necessidades primárias das crianças.
Mas, atualmente, a Resolução CNE/CEB no
04/2010
destaca que a Educação Básica precisa considerar as
dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade,
pois a sua centralidade está no educando, pessoa em
formação na sua essência humana. Portanto, o educar e
o cuidar são ações que precisam ser planejadas, sistematizadas,
organizadas e compartilhadas entre crianças,
professores, educadores, pais, sendo que cada um possui
diferentes culturas e diferentes concepções de cuidar.
Diante do exposto, faz-se necessário que a escola estabeleça
projetos voltados à interação escola-família como
propõem Castro e Regattieri (2009), pois é preciso que
essa interação ocorra
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (DCNEI), as instituições de educação infantil devem
possibilitar, em suas propostas pedagógicas, práticas e cuidados que
promovam a integração entre os aspectos físicos, emocionais,
afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança. Com relação a
esse assunto, assinale a opção correta.
Q59008 - UFV Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Com relação aos cuidados que orientam o trabalho no cotidiano escolar, o profissional deverá conhecer
como se dá o processo de controle de esfíncteres pela criança. Esse processo precisa ser orientado pelo
conhecimento do profissional a respeito do desenvolvimento infantil.
Em relação ao controle de esfíncteres, assinale a afirmativa CORRETA:
Sobre a Proposta Pedagógica para as Escolas de
Educação Infantil de Rio Branco - Acre, leia as
afirmativas.
I. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação
Básica, constitui direito da criança de um a cinco
anos assegurada pela família e pelo poder
público.
II. A Educação Infantil tem por finalidade o
desenvolvimento integral da criança em seus
aspectos físicos, psicológicos, cognitivos,
afetivos, éticos e estéticos, num processo de
interseção com a família e a comunidade.
III. Considerando as particularidades do
desenvolvimento da criança e as especificidades
do trabalho pedagógico com essa faixa etária, a
Educação Infantil cumpre duas funções
indissociáveis: educar e cuidar.
I. As ações de cuidado na Educação Infantil são
todas aquelas que contribuem para o
desenvolvimento do sujeito, conhecendo cada
criança dentro de suas especificidades.
II. Para cuidar, na perspectiva da Educação Infantil,
é preciso primeiramente perceber as
necessidades do outro, mas entendendo que
este é um ser passivo dentro deste processo.
III. Educar é propiciar situações de aprendizagens
em que a criança possa desenvolver-se
íntegralmente, desenvolvendo suas
potencialidades.
Relativamente aos ritmos biológicos e sociais e associando a eles a prática da seriação nas instituições de educação infantil,
Maria Carmen Barbosa destaca como uma característica de instituições brasileiras pesquisadas:
Q59533 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017
As bases que dão sustentação ao projeto nacional de
educação responsabilizam o poder público, a família, a
sociedade e a escola pela garantia a todos os
estudantes de um ensino ministrado com base em
alguns princípios, como igualdade de condições para o
acesso, pluralismo de idéias e respeito à liberdade e aos
direitos. Educar exige cuidado; cuidar é educar,
envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido
de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar
de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do
Planeta. Dessa forma, no que concerne ao cuidar,
assinale a alternativa correta.
Q60493 - Big Advice Professor - Educação Infantil 2017
Segundo a Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil, contemplar o cuidado
na esfera da instituição da educação infantil
significa compreendê-lo como parte integrante
da educação, embora possa exigir
conhecimentos, habilidades e instrumentos que
extrapolam a dimensão pedagógica, ou seja:
I. Cuidar de uma criança em um contexto
educativo não demanda a integração de vários
campos de conhecimentos nem a cooperação
de profissionais de diferentes áreas.
II. A base do cuidado humano é compreender
como ajudar o outro a se desenvolver como ser
humano.
III. Cuidar significa valorizar e ajudar a
desenvolver capacidades.
IV. O cuidado é um ato em relação ao outro e a
si próprio que possui uma dimensão expressiva
e implica em procedimentos específicos.
Assinale as afirmativas corretas em relação ao
cuidar:
Q60536 - Prefeitura de Palhoça - SC Professor - Educação Infantil 2016
Segundo Kramer (2009, p.84), no que se refere à relação
cuidar e educar na educação infantil, assinale a
alternativa INCORRETA: