Questões de concursos sobre "Modalidades da Avaliação" | Pedagogia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modalidades da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65195 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018

A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de
resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa
INCORRETA sobre esse processo.
Ver Comentários

Q65620 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016

No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da
promoção e da classificação pode ser adotada em
qualquer ano, série ou outra unidade de percurso
escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino
Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se
na orientação de que a verificação do rendimento
escolar observará os seguintes critérios:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho
do estudante, com prevalência dos aspectos
quantitativos sobre os qualitativos e dos
resultados ao longo do período sobre os de
eventuais provas finais.
II. possibilidade de aceleração de estudos para
estudantes com atraso escolar.
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries
mediante verificação do aprendizado.
IV. caráter facultativo de apoio pedagógico
destinado à recuperação contínua e
concomitante de aprendizagem de estudantes
com déficit de rendimento escolar.
Estão corretos apenas: 
Ver Comentários

Q65706 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Sobre avaliação, leia as afirmativas a seguir.

I. A avaliação formativa indica o que deveria ser feito para tornar a avaliação verdadeiramente útil em situação pedagógica. II. A avaliação somativa consiste em classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento. III. A ação avaliativa mediadora está presente nas provas bimestrais dos alunos, no final de cada etapa, e consiste na análise dos seus entendimentos de forma educativa.
Está correto o que se afirma apenas em:
Ver Comentários

Q65729 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação: A avaliação é um processo norteado pela observação, interação e reflexão com o objetivo de orientar as diretrizes do processo educacional:

I- Avaliação diagnóstica na alfabetização visa conhecer o aluno, suas habilidades de leitura e de escrita e verificar a sua competência comunicativa.
II- A avaliação contínua é realizada paulatinamente, ou seja, podemos avaliar uma ou duas habilidades, de leitura ou de escrita, da metade da turma em uma aula e a outra metade na outra aula. Isso pode ser feito de forma natural, na observação de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos.
III- A auto avaliação é um meio de interação, socialização e tomada de consciência do aluno como ator principal do processo educacional.
IV- A avaliação ocorre somente com instrumentos sistemáticos, por exemplo, uma prova com dia e horário marcados, uma aula somente para que os alunos leiam, às vezes, de forma mecânica, apenas para cumprir o ritual de obter uma nota.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS: 
Ver Comentários

Q65766 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014

A avaliação é um dos eixos centrais da didática. De acordo com a concepção da avaliação
mediadora, é CORRETO afirmar que ela
Ver Comentários