Q65195 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018
A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de
resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa
INCORRETA sobre esse processo.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modalidades da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de
resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa
INCORRETA sobre esse processo.
No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. II. possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar. III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. IV. caráter facultativo de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar. Estão corretos apenas:
Sobre avaliação, leia as afirmativas a seguir.
I. A avaliação formativa indica o que deveria ser feito para tornar a avaliação verdadeiramente útil em situação pedagógica. II. A avaliação somativa consiste em classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento. III. A ação avaliativa mediadora está presente nas provas bimestrais dos alunos, no final de cada etapa, e consiste na análise dos seus entendimentos de forma educativa.
Está correto o que se afirma apenas em:
Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação: A avaliação é um processo norteado pela observação, interação e reflexão com o objetivo de orientar as diretrizes do processo educacional:I- Avaliação diagnóstica na alfabetização visa conhecer o aluno, suas habilidades de leitura e de escrita e verificar a sua competência comunicativa.II- A avaliação contínua é realizada paulatinamente, ou seja, podemos avaliar uma ou duas habilidades, de leitura ou de escrita, da metade da turma em uma aula e a outra metade na outra aula. Isso pode ser feito de forma natural, na observação de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos.III- A auto avaliação é um meio de interação, socialização e tomada de consciência do aluno como ator principal do processo educacional.IV- A avaliação ocorre somente com instrumentos sistemáticos, por exemplo, uma prova com dia e horário marcados, uma aula somente para que os alunos leiam, às vezes, de forma mecânica, apenas para cumprir o ritual de obter uma nota.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
A avaliação é um dos eixos centrais da didática. De acordo com a concepção da avaliação mediadora, é CORRETO afirmar que ela