Questões de concursos sobre "Modalidades da Avaliação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modalidades da Avaliação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57133 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

A avaliação de aprendizagem do conhecimento
biológico desempenha diversas funções na prática
pedagógica dos professores, tais como diagnóstica,
formativa e somativa. A avaliação com função
formativa é aquela que
Ver Comentários

Q57414 - FADESP Pedagogo 2018

Os testes estandardizados que compõem os sistemas de avaliação são uma forma de avaliação
normativa. Neste sentido, é correto afirmar que a avaliação normativa é
Ver Comentários

Q57416 - FADESP Pedagogo 2018

No que tange ao papel da avaliação formativa é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q57428 - FADESP Pedagogo 2018

Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em
consideração, como

I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as. II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área. III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional. IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
Ver Comentários

Q57429 - FADESP Pedagogo 2018

A avaliação emancipatória é aquela 
Ver Comentários

Q57595 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Para Luckesi (in FERRARI, 2006), “A maioria das escolas promove exames que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o estudante será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. (...)”

(FERRARI, Márcio. Entrevista com Luciano Carlos Luckesi. In: Revista Nova Escola/Gestão Escolar, abril, 2006.)

Para evitar os problemas de avaliação apontados por Luckesi, o professor deve

Ver Comentários

Q57631 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Relacione as concepções de avaliação educacional com suas respectivas características.


1. Avaliação dos sistemas

2. Avaliação da escola

3. Avaliação da aprendizagem


(   ) Objetivo é realizar um monitoramento sobre a oferta de serviços e os resultados dos alunos, abrangendo, por exemplo, aferição do projeto pedagógico e dos professores.

(   ) Objetivo é verificar se os objetivos do projeto curricular e dos planos de aula foram alcançados.

(   ) Objetivo é realizar um diagnóstico mais amplo a fim de reorientar políticas educacionais e formular indicadores de qualidade.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo

Ver Comentários

Q57695 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O conjunto dos procedimentos de avaliação empregados
por professores e descritos a seguir foi elaborado por Jussara
Hoffman (2007, p. 146).

- Utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de análise; - Expressa resultados quantitativos; - Corrige e/ou analisa o teste com finalidade de aprovar ou reprovar o aluno; - Analisa as respostas do aluno com base em expectativas predeterminadas ou em relação ao grupo.
Tais procedimentos definem uma avaliação de perspectiva
Ver Comentários

Q57778 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“É evidente que uma avaliação que tem essa
função seletiva não pode basear-se em atestar que
aquele que aprende somente sabe repetir conhecimentos
de memória, mas sim deveria poder demonstrar
que é capaz de aplicar saberes no momento
de tomar decisões na prática e que sabe justificar
tais decisões. É o que, atualmente, chama-se avaliar
competências” (SANMARTI, 2009, p. 81).

Assinale a alternativa que se relaciona com o pensamento da autora, presente excerto acima:
Ver Comentários

Q57871 - Quadrix Professor - Biologia 2018

A avaliação é parte integrante do processo de
ensino-aprendizagem e desempenha um papel específico
em relação ao conjunto de componentes que integram o
ensino como um todo (está em um sistema). Nessa
perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto
afirmar que a avaliação
Ver Comentários