A avaliação de aprendizagem do conhecimento
biológico desempenha diversas funções na prática
pedagógica dos professores, tais como diagnóstica,
formativa e somativa. A avaliação com função
formativa é aquela que
Os testes estandardizados que compõem os sistemas de avaliação são uma forma de avaliação
normativa. Neste sentido, é correto afirmar que a avaliação normativa é
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em
consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver
necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as.
II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área.
III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre
conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional.
IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura,
paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos
aspectos linguísticos. As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
Q57595 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Para Luckesi (in FERRARI, 2006), “A maioria das escolas promove exames que não são uma prática de avaliação. O ato
de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de
qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o estudante será aprovado ou reprovado. O
processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. (...)”
(FERRARI, Márcio. Entrevista com Luciano Carlos Luckesi. In: Revista Nova Escola/Gestão Escolar, abril, 2006.)
Para evitar os problemas de avaliação apontados por Luckesi, o professor deve
Q57631 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014
Relacione as concepções de avaliação educacional com suas
respectivas características.
1. Avaliação dos sistemas
2. Avaliação da escola
3. Avaliação da aprendizagem
( ) Objetivo é realizar um monitoramento sobre a oferta de
serviços e os resultados dos alunos, abrangendo, por
exemplo, aferição do projeto pedagógico e dos professores.
( ) Objetivo é verificar se os objetivos do projeto curricular e dos
planos de aula foram alcançados.
( ) Objetivo é realizar um diagnóstico mais amplo a fim de
reorientar políticas educacionais e formular indicadores de
qualidade.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo
Q57695 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018
O conjunto dos procedimentos de avaliação empregados
por professores e descritos a seguir foi elaborado por Jussara
Hoffman (2007, p. 146).
- Utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de
análise;
- Expressa resultados quantitativos;
- Corrige e/ou analisa o teste com finalidade de aprovar
ou reprovar o aluno;
- Analisa as respostas do aluno com base em expectativas
predeterminadas ou em relação ao grupo.
Tais procedimentos definem uma avaliação de perspectiva
Q57778 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018
“É evidente que uma avaliação que tem essa
função seletiva não pode basear-se em atestar que
aquele que aprende somente sabe repetir conhecimentos
de memória, mas sim deveria poder demonstrar
que é capaz de aplicar saberes no momento
de tomar decisões na prática e que sabe justificar
tais decisões. É o que, atualmente, chama-se avaliar
competências” (SANMARTI, 2009, p. 81).
Assinale a alternativa que se relaciona com o pensamento
da autora, presente excerto acima:
A avaliação é parte integrante do processo de
ensino-aprendizagem e desempenha um papel específico
em relação ao conjunto de componentes que integram o
ensino como um todo (está em um sistema). Nessa
perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto
afirmar que a avaliação