Questões de concursos sobre "Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação" | Pedagogia - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63899 - UFMT Pedagogo 2015

O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD). Em relação a essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo.


( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais.


( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando.


( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. Na condição de docente não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.


Assinale a sequência correta. 


Ver Comentários

Q63902 - UFMT Pedagogo 2015

No que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas práticas
pedagógicas fundamentadas nas teorias críticas, é INCORRETO afirmar: 
Ver Comentários

Q64483 - IESES Professor - Pedagogia 2015

 No que diz respeito à Webconferência como
instrumento metodológico de ensino superior na
modalidade virtual, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas: 


( ) É a mais eficiente ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem, na construção do processo de socialização de experiências escolares, pois permite, em tempo real, a interação entre os participantes de diversas regiões do país e do mundo simultaneamente.
( ) Sua função é testar e carregar os dispositivos instalados no computador e iniciar o sistema operacional.
( ) É um periférico clássico de saída, onde as informações armazenadas internamente sob a forma binária são convertidas em símbolos impressos em um meio externo qualquer e em formatos inteligíveis para o usuário.
( ) Com essa ferramenta é possível utilizar áudio, vídeo e socializar apresentação de slides ou outros documentos, trocando arquivos.

A sequência correta é: 

Ver Comentários

Q64503 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015

A educação a distância (EaD) é um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias nas quais professores e alunos estão separados espacial e(ou) temporalmente. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q64533 - VUNESP Diretor de Unidade Escolar 2015

Coll e Monereo (2010) fazem um estudo sobre o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação formal e escolar a partir de uma revisão dos estudos sobre a incorporação dessas tecnologias na educação e de seus efeitos sobre as práticas educacionais e os processos de ensino e aprendizagem.

Na perspectiva dessas considerações, segundo os autores, avalie as seguintes asserções:

I. São os contextos de uso das TIC que acabam determinando seu maior ou menor impacto nas práticas educacionais e sua maior ou menor capacidade para transformar o ensino e melhorar a aprendizagem.

PORTANTO

II. O potencial educacional das TIC, como ferramentas para pensar, sentir e agir sozinhos e com outros, está em sua natureza de tecnologias “para” a informação e a comunicação e na introdução de um novo sistema simbólico para manejar a informação.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q64793 - IF-PR Pedagogo 2010

-Os Institutos Federais de Educação (IFE) visam a formação de profissionais competentes e de cidadãos para atuar em suas áreas e nos processos de transformação social, com potencial para enfrentar as problemáticas que emergem do mundo contemporâneo. A cerca do exposto, considere os seguintes itens:


1) Necessidade de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

2) Predominância da informação sobre a formação.

3) Formação integral com inclusão de estudos sobre evolução tecnológica e visão do mundo contemporâneo.

4) Rigidez nas estruturas curriculares.


São aspectos fundamentais nos Institutos Federais de Educação:

Ver Comentários

Q64927 - CESGRANRIO Professor - Educação Infantil 2010

“Novos celulares invadem cada vez mais as prateleiras de varejo do país. Falar torna-se apenas um detalhe da última geração da telefonia móvel, que une internet, música, jogos, câmaras, aplicativos de interatividade e design. (...) Hoje, o Brasil possui 93,9 milhões de pessoas com celular.” 
O Globo, Economia, 11 set. 2010. p. 35.

O texto acima explicita uma das dimensões da globalização: a da unicidade das técnicas da informação. Sobre a chegada das técnicas da informação, afirma-se que elas
Ver Comentários

Q65280 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2017

A mudança de paradigma na sociedade contemporânea advinda da revolução tecnológica interfere diretamente no cotidiano escolar. “O desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais provocam transformações nas maneiras de perceber o mundo e intervêm nas formas de socialização e em diferentes setores da vida social, inclusive na Educação”, afirma Becker (2016, p. 150). Nesse sentido, a mídia apresenta-se como componente importante na formação de sujeitos. Por esse motivo, cabe à educação escolar “avançar estimulando a interpretação dos textos midiáticos e a compreensão de que estes não são reflexos da realidade, mas construções que direcionam a criação de vínculos e identidades” (BECKER, 2016, p. 150).


No que se refere à relação entre educação e mídia, é correto afirmar que:

Ver Comentários

Q65671 - CESPE Técnico de Nível Médio 2017

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem
transformado a educação e os métodos de ensino e aprendizado.
A respeito dos impactos da tecnologia na educação, assinale a
opção correta. 
Ver Comentários

Q65920 - CEPERJ Secretário Escolar 2015

 “O conhecimento não se dá pela quantidade de acesso,
mas pelo olhar integrador, pela forma de rever com profundidade
as mesmas coisas.” Moran apresenta, em “A Educação que Desejamos”,
sua posição em relação ao uso de novas tecnologias e
afirma que as pessoas:
Ver Comentários