Questões de concursos sobre "Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57188 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


   Coluna I 

1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube

2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura

3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada

4. 110 territórios criativos reconhecidos


    Coluna II

( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.

( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.

( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).

( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57410 - FADESP Pedagogo 2018

Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão” (disponível em
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para
promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem
utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e
software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e
significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum , que é
Ver Comentários

Q57707 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Na sociedade de consumo há o deslocamento do poder do Estado para o poder do mercado, o que traz consequências
para o cotidiano em âmbitos diversos e inclui a convivência na família, na escola, dentre outros. 


O discurso publicitário difunde a necessidade da constante diferenciação individual, o gosto se torna estilo. O quê e como se consome assumem relevância na qualificação do indivíduo. Neste contexto, cabe às instituições educacionais:
Ver Comentários

Q57723 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Observe a tira.



A tira expressa uma preocupação com
Ver Comentários

Q57724 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.


É preciso considerar que as tecnologias, sejam elas novas (como o computador e a Internet), sejam velhas (como o giz e a lousa), condicionam os princípios, a organização e as práticas educativas e impõem profundas mudanças na maneira de organizar os conteúdos a serem ensinados, as formas como serão trabalhadas e acessadas as fontes de informação, e os modos, individuais e coletivos, como irão ocorrer as aprendizagens.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, set. 2001. (Adaptado).


Com base no excerto, é possível inferir que

Ver Comentários

Q58366 - UFMG Pedagogo 2018

Sobre a obra A sociedade em rede, de Manuel Castells, é INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q58367 - UFMG Pedagogo 2018

De acordo com a obra A sociedade em rede, de Manuel Castells, é INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q58406 - CESPE Professor Pleno I 2013

Blog é uma abreviação de weblog. Os blogs se constituem em diários pessoais eletrônicos que se tornaram populares nos últimos anos. Blogs com fins educacionais, denominados de edublogs, têm sido empregados como ferramentas de suporte ao aprendizado na World Wide Web.

BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: Aplicação na Educação em Química. Química Nova na Escola, n. 30, p. 10-15, 2008.


Em relação ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q59168 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

A partir das expectativas de aprendizagem na Educação Infantil, considerando as linguagens midiáticas e os meios tecnológicos
presentes nas instituições de educação infantil, o uso do computador nas escolas
Ver Comentários

Q59286 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O planejamento de uma apresentação multimídia deve abranger o Público-alvo, ou seja, pessoas que precisam receber uma informação, considerando algumas características. Dê valores de Verdadeiros (V) ou Falso (F) para as afirmações a seguir:


( ) Conhecer o que é apropriado para o contexto da apresentação.

( ) Levar em conta o perfil das pessoas que se quer atingir.

( ) Um público-alvo mais jovem gostará se as ideias forem transmitidas por meio de animações.

( ) O público-alvo feminino ou masculino preferem o mesmo tipo de linguagem apresentada.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Ver Comentários