Segundo Luckesi (2011, p. 19), “o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o
estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que,
dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado.” A esse
respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da
aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que
desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa
estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.
II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem
do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a
aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um
melhor desempenho do educando.
III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do
próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando,
como decorrente do que já aprendeu.
IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de
gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos
recursos pedagógicos utilizados.
V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora,
em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que
o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.