Questões de concursos sobre "Luckesi" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Luckesi que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57595 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Para Luckesi (in FERRARI, 2006), “A maioria das escolas promove exames que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o estudante será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. (...)”

(FERRARI, Márcio. Entrevista com Luciano Carlos Luckesi. In: Revista Nova Escola/Gestão Escolar, abril, 2006.)

Para evitar os problemas de avaliação apontados por Luckesi, o professor deve

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Q57608 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Luckesi (2009, p. 130; 136) afirma que o interesse político de que o “educando aprenda e se desenvolva, individual e coletivamente” é, em síntese, mediado pela assimilação ativa dos conteúdos socioculturais. Todos os tipos de conteúdos escolares, independente de que área científica for, oferecem cultura ao educando assim como garantem desenvolvimento das suas capacidades cognoscitivas. Nesta dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, existem quatro elementos fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE estes quatro elementos:

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Q57722 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Em entrevista, o professor Cipriano Carlos Luckesi definiu
da seguinte forma a avaliação escolar: “um juízo de qualidade
sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.”
(revista Nova Escola on-line, abril, 2006.). Com base
nessa definição, só há avaliação quando
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Q57830 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três passos: 1) constatar a
realidade; 2) qualificar a realidade; 3) proceder a uma intervenção, se necessários.” A esse respeito,
analise as afirmativas abaixo e indique a correta.
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Q57999 - CONSULPLAN Professor - Língua Portuguesa 2018

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor
resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de
avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no
julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória
e com função diagnóstica, respectivamente,
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Q58370 - UFMG Pedagogo 2018

Segundo o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?” de Cipriano Luckesi, é CORRETO
afirmar que, após verificar
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Q58371 - UFMG Pedagogo 2018

De acordo com o texto “O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?” de Cipriano Luckesi, é
INCORRETO afirmar que 
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Q58435 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Segundo Luckesi (2011, p. 19), “o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.

II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando.

III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu.

IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados.

V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.

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Q58590 - UPENET/IAUPE Pedagogo 2017

[...] a universidade deve ser o lugar por excelência do cultivo do espírito, do saber e onde se desenvolvem as mais altas formas de cultura e da reflexão. [...] a universidade é por excelência razão concretizada, inteligência institucionalizada, daí ser, por natureza, crítica, porque a razão é eminentemente crítica.

(LUCKESI, et al., 1991, p 41).

De acordo com a citação, o profissional pedagogo deve favorecer a realização de

I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica.

II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua.

III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa.

IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança.

V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos.


Estão CORRETAS, apenas,

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Q58707 - SELECON Professor de Ensino Fundamental 2018

Para Luckesi, a avaliação educacional, no contexto
de uma pedagogia transformadora, deve resgatar sua
essência constitutiva, ou seja, sua função:
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