Questões de concursos sobre "Gestão da Aprendizagem" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão da Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57194 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:


I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q57256 - CESPE Professor 2017

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como
ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno
Ver Comentários

Q57257 - CESPE Professor 2017

Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou
uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para
a promoção da aprendizagem conhecida como
Ver Comentários

Q57258 - CESPE Professor 2017

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos,
assim como o de outros animais, denomina-se
Ver Comentários

Q57445 - FCC Consultor Legislativo 2018

Leia o texto abaixo e responda o que se solicita:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. (...) Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece (...); o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982)
A visão antropológica de educação do texto acima permite relacioná-la ao que determina a LDB, quando trata especificamente
Ver Comentários

Q57480 - FCC Pedagogo 2018

Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma 
Ver Comentários

Q57524 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Problematizando as formas de atuação correntes no
ensino de História e Geografia, Penteado (2011) faz o
seguinte relato: “Nas minhas experiências como professora,
trabalhando com as séries iniciais do Ensino Fundamental,
nunca ocorreu, a não ser excepcionalmente,
que as crianças compreendessem que o bairro está
dentro de um país e este dentro de um continente. Ainda
que seguisse no trabalho os passos preconizados pela
orientação que recebíamos [...] a esperada transferência
de compreensão, que apoiava a recomendação metodológica,
não acontecia”. Com esse relato sobre o ensino
daquelas disciplinas a autora quer demonstrar que
Ver Comentários

Q57538 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
Ver Comentários

Q57548 - FGV Pedagogo 2018

No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.


Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos.


1. Erro conceitual

2. Erro construtivo

3. Erro de Distração


( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer conhecimento, naquele momento.

( ) reflete a não compreensão de determinado conceito ensinado.

( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária mas deixa de dar a resposta correta.


Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada. 

Ver Comentários

Q57608 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Luckesi (2009, p. 130; 136) afirma que o interesse político de que o “educando aprenda e se desenvolva, individual e coletivamente” é, em síntese, mediado pela assimilação ativa dos conteúdos socioculturais. Todos os tipos de conteúdos escolares, independente de que área científica for, oferecem cultura ao educando assim como garantem desenvolvimento das suas capacidades cognoscitivas. Nesta dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, existem quatro elementos fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE estes quatro elementos:

Ver Comentários