Os métodos de ensino estão ligados ao papel do
professor na gestão do processo de ensino, tendo em
vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação
didática, o professor seleciona e organiza vários
métodos de ensino em função das características de
cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo,
considere as seguintes afirmações sobre métodos de
ensino:
I. A escolha de métodos de ensino independe do
conhecimento das características
socioculturais e individuais dos alunos.
II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos
constitui a linha fundamental de compreensão
do processo didático.
III. O método de trabalho independente dos
alunos consiste em tarefas dirigidas e
orientadas pelo professor para que os alunos
as resolvam de modo criativo.
IV. A forma mais típica do método de elaboração
conjunta é a conversação didática,
denominada também de aula dialogada.
Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou
uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para
a promoção da aprendizagem conhecida como
Leia o texto abaixo e responda o que se solicita:
“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos
pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para
conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. (...) Não há uma
forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece (...); o ensino escolar não é a
sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante”.
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982)
A visão antropológica de educação do texto acima permite relacioná-la ao que determina a LDB, quando trata especificamente
Problematizando as formas de atuação correntes no
ensino de História e Geografia, Penteado (2011) faz o
seguinte relato: “Nas minhas experiências como professora,
trabalhando com as séries iniciais do Ensino Fundamental,
nunca ocorreu, a não ser excepcionalmente,
que as crianças compreendessem que o bairro está
dentro de um país e este dentro de um continente. Ainda
que seguisse no trabalho os passos preconizados pela
orientação que recebíamos [...] a esperada transferência
de compreensão, que apoiava a recomendação metodológica,
não acontecia”. Com esse relato sobre o ensino
daquelas disciplinas a autora quer demonstrar que
As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel
fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta
de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou,
e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e
oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.
Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos
conceitos.
1. Erro conceitual
2. Erro construtivo
3. Erro de Distração
( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer
conhecimento, naquele momento.
( ) reflete a não compreensão de determinado conceito
ensinado.
( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária
mas deixa de dar a resposta correta.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a
ordem apresentada.
Q57608 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Luckesi (2009, p. 130; 136) afirma que o interesse político de que o “educando aprenda e se
desenvolva, individual e coletivamente” é, em síntese, mediado pela assimilação ativa dos
conteúdos socioculturais. Todos os tipos de conteúdos escolares, independente de que área
científica for, oferecem cultura ao educando assim como garantem desenvolvimento das suas
capacidades cognoscitivas. Nesta dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do
desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, existem quatro elementos
fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem.
Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE estes quatro elementos: