Questões de concursos sobre "Gestão da Aprendizagem" | Pedagogia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão da Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65074 - CETRO Supervisor Escolar 2008

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de

I. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
II. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
III. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, idéias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
IV. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
V. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em
Ver Comentários

Q65124 - FCC Educador Social 2018

O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas de que dispomos.


Diante disso, é correto afirmar que 

Ver Comentários

Q65156 - FGV Tradutor Intérprete de Libras 2018

Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma
regular de Ensino Médio.

“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras.”
Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.
Ver Comentários

Q65461 - CESPE Cuidador 2017

Assinale a opção correta, a respeito do processo de aprendizagem.
Ver Comentários

Q65615 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016

A escola de qualidade social adota como centralidade
o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe
atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:
1. revisão das referências conceituais quanto aos
diferentes espaços e tempos educativos,
abrangendo espaços sociais na escola e fora
dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a
infraestrutura entendida como espaço formativo
dotado de efetiva disponibilidade de tempos para
a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto
pela aprendizagem e na avaliação das
aprendizagens como instrumento de contínua
progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos
estudantes, das famílias, dos agentes da
comunidade interessados na educação.
Estão corretos apenas os requisitos: 
Ver Comentários

Q65655 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Para que as estratégias de aprendizagem sejam eficazes, o professor precisa: 

1. manter a atuação tradicional e enérgica.

2. rever criticamente a forma de ensinar.

3. introduzir atividades práticas diferenciadas.

4. assumir expectativas realistas. 

Estão corretos apenas os itens: 

Ver Comentários

Q65658 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

“Constitui-se em um lugar de reflexões sitemáticas, constantes; um espaço onde o professor conversa c o n s i g o m e s m o , a n o t a l e i t u r a s , r e v ê encaminhamentos, avalia atividades realizadas, documenta o percurso de sua classe. Um documento com história do grupo e os avanços do próprio professor.”(Magalhães e Marincek ,2001,p.93)

O fragmento acima define o seguinte instrumento do processo ensino-aprendizagem:

Ver Comentários

Q66076 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

O planejamento, no espaço educacional, tem, dentre outras, as seguintes funções:

1. Explicar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as demandas do contexto social e do processo de participação democrática.

2. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.

3. Garantir uma organização que possibilite ao professor a improvisação, a rotina e a cristalização de práticas segmentadas e lineares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Ver Comentários