Questões de concursos sobre "Emilia Ferrero" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Emilia Ferrero que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q59686 - PUC-PR Professor 2017

A partir dos anos 80, a argentina Emília Ferreiro contribuiu significativamente para o processo de alfabetização. O
pensamento e a palavra são aspectos de uma aprendizagem evolutiva, “nos” quais são necessários compreender
os fatos naturais e interpretar os erros naturais do percurso. Sobre a Psicogênese da Língua Escrita, segundo
FERREIRO apud Bock (2002), assinale a alternativa CORRETA
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Q60551 - FUNRIO Professor 2016

Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao
construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na
investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende. As
pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos
relacionados à leitura e à escrita.

Disponível em:http://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao. Acesso em: 20 out. 2016.

A partir das produções teóricas de Emilia Ferreiro, é possível compreender a escrita infantil. Com base no referencial de Emília Ferreiro, está CORRETA a afirmação contemplada na seguinte alternativa:
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Q60614 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Segundo as concepções de Ferreiro (1992), analise as afirmações a seguir.

Em língua oral permitimos à criança que se engane ao produzir, tanto quanto ao interpretar, e que aprenda através de suas tentativas para falar e para entender a fala dos outros.

PORTANTO

Em língua escrita só se aprende através da reprodução correta, e é melhor não tentar escrever, nem ler, se não está em condições de evitar o erro.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q60857 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016

Ferreiro e Teberosky (1999) apontam que a escrita é uma forma de representar aquilo que é funcionalmente significativo, estabelecendo um sistema de regras próprias. Para se aprender a escrever, o indivíduo necessita conhecer o sistema de regras da escrita, o que acontece de forma gradual, mas exige uma reflexão a respeito das características gerais da escrita. Através dos resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelas autoras foram definidos cinco níveis de desenvolvimento da escrita, que se estabelecem, a partir do momento em que o indivíduo compreende a função da escrita, ou seja, seus devidos usos. Observando as conceituações de três das cinco etapas da escrita admitidas por Ferreiro e Teberosky, temos, respectivamente, os níveis:


I. É uma escrita onde a criança começa a escrever, alfabeticamente, algumas sílabas e para outras permanece silábico. Percebe, primeiramente, que a sílaba tem duas letras e, posteriormente, que existem sílabas com mais de duas letras; tem dificuldades em separar palavras quando escreve frase ou texto.

II. Percebe a função social da escrita (diferenciando-a de desenhos), usa critério quantitativo. São necessárias muitas letras para escrever o nome de um objeto grande, e poucas letras para escrever o nome de um objeto ou coisa pequena, critério qualitativo (não se podem repetir letras).

III. Consciência de que existe relação entre fala e escrita, entre aspectos gráficos e sonoros das palavras. Presença de valor sonoro a letras e sinais para representar as palavras: para cada sílaba pronunciada o indivíduo escreve uma letra (uma letra para cada sílaba), ou para cada palavra numa frase dita. A criança utiliza os critérios quantitativo e qualitativo.

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Q60858 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016

Conforme Simonetti (2012), as práticas sociais
de oralidade, de leitura e de escrita funcionam como
atividades alimentadoras das atividades
estruturantes. Por sua vez, as atividades estruturantes
organizam a aprendizagem, enquanto as atividades alimentadoras dão o suporte para essa
aprendizagem. Dessa forma, as atividades
estruturantes só podem impulsionar a aprendizagem
na presença das atividades alimentadoras. São
exemplos de atividades estruturantes:
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Q60874 - IDECAN Professor - Pedagogia 2016

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.
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Q61473 - UFMA Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Analise a cena de sala de aula descrita e
responda em seguida ao que se pede. 
Na sala de aula da professora Doralice Silva, 1º. Ano do Ensino Fundamental, escola pública, existem vinte e cinco crianças. Dentre estas, três inclusões, sendo um menino com espectro autista, uma menina com deficiência intelectual e um menino com diagnóstico de hiperatividade. Durante o planejamento de uma sequência didática para trabalhar o sistema de escrita alfabética, Doralice considerou a possibilidade de flexibilização curricular para atender a seguinte realidade: três alunos não estão alfabéticos (um aluno encontra-se na hipótese pré-silábica, outro na hipótese de escrita silábica com valor sonoro e o terceiro na hipótese silábico-alfabética). Assinale a alternativa que melhor define a perspectiva teórica correspondente a essas hipóteses ( Pré-silábica; Silábica; Silábico-alfabética e Alfabética).
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