Questões de concursos sobre "Elaboração do Planejamento de Ensino" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Elaboração do Planejamento de Ensino que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57255 - CESPE Professor 2017

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem
desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)
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Q57287 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Em uma reunião de professores da rede municipal de
Poá, na qual se discute como as crianças interagem com
os materiais em situações diversas, a Coordenadora
Pedagógica afirma que, segundo Cunha, não existe uma
fórmula ou receita prévia para desenvolver o trabalho
em artes. Afirma ainda que as técnicas são meios, não
finalidade em si, e que, para a autora, todo planejamento
deverá ser desenvolvido através de
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Q57372 - RBO Professor - Educação Física 2017

Elisa iniciou sua carreira docente com receio de não ter
obtido uma formação adequada para lidar com os desafios
diários que poderiam emergir no contexto escolar. Na
primeira aula ministrada, elaborou o que chamou de plano
A e plano B e, por fim, acabou utilizando o plano B por
considerar que o mesmo não perderia a essência prevista
no plano A. Contudo, Elisa ficou decepcionada ao finalizar
a aula, pois algo em sua percepção não tinha sido, desde o
início, bem definido e perseguido nas ações posteriores.
Essa situação remete à reflexão de que o exercício docente
deve ser compreendido em sua totalidade. Contudo, a
prática docente deve ser planejada. Assim, no
planejamento das ações de ensino e aprendizagem, um
elemento em especial deverá ser claro, constituindo-se
como um norteador de todos os outros ao se pensar “no
que, como e por que ensinar”. Trata-se
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Q57720 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Trabalhar com a educação, em qualquer dos seus níveis,
implica ter clareza quanto à finalidade, à realidade e ao plano
de ação com os quais se vai trabalhar, ou seja, implica
uma organização de intencionalidades. Esse movimento,
no trabalho pedagógico, é característico da ação de
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Q57770 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Uma das grandes conquistas advindas da
Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação n.° 9394/96 foi a gestão
democrática na Educação. Nesse sentido, a gestão
democrática possui substancial importância à medida
que se faz presente inicialmente na forma de
valores e princípios embasadores das estruturas,
mentes e práticas educacionais. O funcionamento
da escola envolvendo professores, direção, funcionários,
pais, alunos e comunidade escolar em geral
será determinado pela ideia de gestão democrática
no seu modo de ser e de fazer, como no caso da
elaboração e aplicação do planejamento escolar.
Assim, o planejamento escolar pode ser entendido
como:
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Q57832 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

No processo ensino-aprendizagem, os objetivos educacionais tomam lugar de destaque. Por ser uma
atividade planejada, o ato educativo deve estabelecer objetivos como forma de atingir resultados
políticos, pedagógicos, sociais e culturais. Com efeito, sobre os objetivos educacionais, é correto
afirmar:
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Q57840 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

 A atividade de planejar é tão antiga quanto o homem e sua sistematização ocorreu através da evolução da ciência da Administração, ligada ao mundo da produção e a educação escolar foi se adaptando aos modelos de cada época. Celso Vasconcelos (2002), ao analisar estudos sobre a história da educação escolar, aponta três concepções que vão se manifestando em diferentes momentos: Planejamento como Princípio Prático; Planejamento Instrumental Normativo; Planejamento Participativo. Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.


I. O Planejamento como Princípio Prático relaciona-se à tendência tradicional de educação, na qual o planejamento era elaborado sem grande preocupação com a formalização. Os planos eram feitos em cadernos fichas e folhas a partir do que se preparava e eram retomados sem ajustes por anos seguidos.

II. O Planejamento Instrumental/Normativo firmou-se no Brasil a partir dos anos 1930, como resultado do Movimento Escolanovista e tinha como principal foco a normatização de ações educacionais esteiradas nas relações desenvolvidas entre os indivíduos nos ambientes educacionais.

III. No Planejamento Participativo a consciência, a intencionalidade e a participação coletiva são elementos centrais em todo processo. Nele, o saber, ao invés de ser propriedade exclusiva dos especialistas em planejamento, passa a ocupar lugar de destaque na socialização de opiniões e experiências diversas dos atores educacionais, para a construção de mudanças no ambiente educacional.


Está correto o que se afirma:

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Q57879 - Quadrix Professor - Biologia 2018

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de
organização e deve encontrar-se presente em toda ação
educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta. 
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Q58173 - SUGEP - UFRPE Pedagogo 2018

Os conteúdos de ensino são um dos elementos
constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser
elaborados na perspectiva da construção de conceitos,
habilidades e competências: 
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Q58174 - SUGEP - UFRPE Pedagogo 2018

Na elaboração do planejamento, a formulação de
objetivos está diretamente relacionada:
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