O pedagogo Antônio planeja e elabora a pauta das reuniões pedagógicas de forma colaborativa e tem como fundamentação básica a Pedagogia da Autonomia, proposta por Paulo Freire, o que a leva a refletir com as professoras sobre a importância dos registros, a cada etapa do processo de ensino por propiciar novos conhecimentos, novas experiências junto aos seus alunos. Isso tem propiciado que elas criem e recriem a sua própria didática, enriquecendo as suas práticas profissionais e adquiram mais segurança no seu fazer cotidiano. Agindo assim, as professoras passam a usar o planejamento como:
A pedagoga Júlia vem coordenando a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola os quais têm expressado as orientações gerais que devem nortear o currículo escolar e a elaboração do plano de ensino o qual deve conter:
Ao coordenar o planejamento das atividades curriculares com a escola em que trabalha, o pedagogo Francisco assumiu com os colegas a Pedagogia da Autonomia, refletindo sobre as concepções que norteiam o ensino e a aprendizagem nessa tendência pedagógica. Nesse sentido o planejamento escolar passou a ser entendido por todos como uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações do ensino e da aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis. Nessa perspectiva os profissionais do ensino participam ativamente das atividades de planejamento da escola que tem como uma de suas funções:
Um professor, no início do ano letivo, planeja suas
aulas de forma que todos os seus alunos aprendam.
Ele deve levar alguns fatores em consideração. Assinale
a alternativa correta.
Q65400 - ACAFE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
O/A Professor(a) que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo processo ensino-aprendizagem ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados, assim como também os meios necessários. Quanto às etapas necessárias a um plano de ensino é correto afirmar, exceto:
Q65911 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
O planejamento de ensino realizado pelo professor ou pela equipe de professores deve seguir
metodologias ricas e variadas para que o trabalho docente na sala de aula estabeleça uma melhor
interação com os alunos. Para que isso seja possível, é necessário que ocorram, como proposta no
planejamento de ensino, os seguintes elementos metodológicos:
Estudos revelam que o planejamento, no contexto
escolar, é um meio para programar as ações
docentes, mas é também um momento de pesquisa e
reflexão intimamente ligado: