Questões de concursos sobre "Educação Superior - Decretos, editais e portarias" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Superior - Decretos, editais e portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Sobre o processo de escolha dos dirigentes universitários de instituições de ensino superior, a lei (9.192/95)
estabelece que:
Q57650 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Sobre os cursos de pós-graduação, é correto afirmar:
Q57651 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Nos Cursos de Pós Graduação, há determinadas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (Capes). Quanto a essas atribuições, analise as afirmativas seguintes.
I Atua no acompanhamento e avaliação da pós-graduação stricto sensu.
II Promove o acesso e divulgação da produção científica e a cooperação científica nacional e
internacional.
III Realiza investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior.
IV Passou a atuar na indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação
básica nos formatos presencial e a distância.
V Tem como atividade primordial a promoção da qualificação dos cientistas das áreas de inovação
industrial, técnica e tecnológica.
Estão corretas
Q57660 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Na estrutura e funcionamento da educação superior, a autonomia universitária, como prerrogativa
constitucional, deve ser exercida nas seguintes dimensões:
A legislação da educação brasileira dispõe acerca da
abrangência dos cursos e programas da educação superior
que correspondem a cursos:
I. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de
abrangência, abertos a candidatos que atendam aos
requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino,
desde que tenham concluído o ensino médio ou
equivalente.
II. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de
abrangência, abertos a candidatos que atendam aos
requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino,
sem a necessidade de ter concluído o ensino médio ou
equivalente.
III. de graduação, abertos a candidatos que tenham
concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido
classificados em processo seletivo.
IV. de pós-graduação, compreendendo programas de
mestrado e doutorado, cursos de especialização,
aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às
exigências das instituições de ensino.
V. de extensão, abertos a candidatos que atendam aos
requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições
de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º
9.394/96), no que se refere às finalidades para a
Educação Superior brasileira, é clara ao evidenciar
a importância de estimular a criação cultural e o
desenvolvimento do espírito científico e do
pensamento reflexivo; formar diplomados nas
diferentes áreas de conhecimento, aptos para a
inserção em setores profissionais e para a
participação no desenvolvimento da sociedade
brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento
cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os
conhecimentos que vão sendo adquiridos numa
estrutura intelectual sistematizadora do
conhecimento de cada geração, dentre outras
finalidades.
Sobre o Regulamento de Mobilidade Acadêmica
dos cursos de Graduação Presenciais do IFTO,
marque a alternativa incorreta acerca de suas
finalidades:
A Resolução n.º 41/2014/CONSUP/IFTO, de 5
novembro de 2014, aprova o Regulamento de
Mobilidade Acadêmica dos Cursos de Graduação
Presenciais do IFTO.
Este documento, em seu Artigo 7°, estabelece que
são requisitos para a participação de estudantes do
IFTO em programas ou convênios de mobilidade
acadêmica, exceto:
De acordo com o texto do artigo 3 da Lei n.º
10.861/2004, existem diferentes dimensões
institucionais que deverão ser consideradas na
avaliação das instituições de ensino superior, não
constando como obrigatória a seguinte dimensão: