Questões de concursos sobre "Educação Superior - Decretos, editais e portarias" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Superior - Decretos, editais e portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57330 - CCV-UFC Administrador 2013

Sobre o processo de escolha dos dirigentes universitários de instituições de ensino superior, a lei (9.192/95)
estabelece que:
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Q57650 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Sobre os cursos de pós-graduação, é correto afirmar:
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Q57651 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Nos Cursos de Pós Graduação, há determinadas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (Capes). Quanto a essas atribuições, analise as afirmativas seguintes.

I Atua no acompanhamento e avaliação da pós-graduação stricto sensu. II Promove o acesso e divulgação da produção científica e a cooperação científica nacional e internacional. III Realiza investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior. IV Passou a atuar na indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância. V Tem como atividade primordial a promoção da qualificação dos cientistas das áreas de inovação industrial, técnica e tecnológica.
Estão corretas
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Q57660 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Na estrutura e funcionamento da educação superior, a autonomia universitária, como prerrogativa
constitucional, deve ser exercida nas seguintes dimensões:
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Q57680 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Tratando-se dos currículos para a formação em nível superior,
assinale a alternativa CORRETA.
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Q57681 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

A legislação da educação brasileira dispõe acerca da
abrangência dos cursos e programas da educação superior
que correspondem a cursos:

I. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. II. sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, sem a necessidade de ter concluído o ensino médio ou equivalente. III. de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. IV. de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. V. de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Q57682 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Da legislação da educação brasileira, em relação à educação
superior, assinale a alternativa INCORRETA.
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Q57802 - IF-TO Técnico - Educação 2018

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), no que se refere às finalidades para a Educação Superior brasileira, é clara ao evidenciar a importância de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração, dentre outras finalidades.


Sobre o Regulamento de Mobilidade Acadêmica dos cursos de Graduação Presenciais do IFTO, marque a alternativa incorreta acerca de suas finalidades:

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Q57803 - IF-TO Técnico - Educação 2018

A Resolução n.º 41/2014/CONSUP/IFTO, de 5 novembro de 2014, aprova o Regulamento de Mobilidade Acadêmica dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO.


Este documento, em seu Artigo 7°, estabelece que são requisitos para a participação de estudantes do IFTO em programas ou convênios de mobilidade acadêmica, exceto: 

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Q57808 - IF-TO Técnico - Educação 2018

De acordo com o texto do artigo 3 da Lei n.º
10.861/2004, existem diferentes dimensões
institucionais que deverão ser consideradas na
avaliação das instituições de ensino superior, não
constando como obrigatória a seguinte dimensão: 
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