Questões de concursos sobre "Educação, Sociedade e Prática Escolar" | Pedagogia - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação, Sociedade e Prática Escolar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63884 - UFMT Pedagogo 2015

A educação para o trânsito requer adoção de projetos pedagógicos alternativos. Em relação aos pressupostos de tais projetos, analise as afirmativas.

I - A educação para o trânsito pressupõe um processo de aprendizagem contínua e implica utilização de metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e público diferenciado.

II - Os projetos educativos devem difundir valores e normas de conduta da vida no trânsito por meio de cursos e/ou eventos rápidos e esporádicos voltados para a instrução sobre os sinais das vias públicas.

III - Para reduzir o espantoso número de óbitos que ocorrem nas ruas e estradas brasileiras, faz-se necessário criar uma disciplina que desenvolva projetos alternativos de educação para o trânsito, visando especificamente ao ensino de normas e à explicitação das punições para as diferentes infrações.

IV - A educação para o trânsito não se reduz à mera transmissão de informações, pois objetiva mudanças de valores, comportamentos e atitudes de condutores e pedestres.


Está correto o que se afirma em 

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Q63886 - UFMT Pedagogo 2015

Numa sociedade democrática, a existência e atuação de instâncias colegiadas, a exemplo dos conselhos, é
condição fundamental para formulação e desenvolvimento das políticas públicas. Em relação aos conselhos,
assinale a afirmativa INCORRETA
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Q63908 - UFMT Pedagogo 2015

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no
campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam
em conta esses conceitos, é correto afirmar: 
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Q64014 - CESGRANRIO Analista - Designer Institucional 2013

A pátria não subsiste sem liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidadãos. [...] Ora, formar cidadãos não é questão de dias; e para tê-los adultos é preciso educá-los desde crianças.


                                                                                                                                    Jean-Jacques Rousseau


Democracia é, literalmente, educação [...] Educação é a base, o fundamento, a condição mesma para a democracia. A justiça social, por excelência, da democracia, consiste nessa conquista da igualdade de oportunidades pela educação. Nascemos desiguais, nascemos ignorantes e, portanto, nascemos escravos. É a educação que pode mudar.

 

                                                                                                                                                Anísio Teixeira


                                                                  BENEVIDES, Maria Victória. Disponível em:< http://www.dhnet.org.br/

                                                                                 educar/redeedh/bib/benevid.htm>.Acesso em: 03 out. 2013.


Rousseau e Teixeira apresentam argumentos para a

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Q64040 - NUCEPE Professor - Sociologia 2015

A escola tem a função de formação das
novas gerações em termos de acesso à
cultura, da formação do cidadão e de
constituição do sujeito social. No entanto,
há divergentes formas de analisar o papel
da Instituição escola na sociedade.
Marque a alternativa em que
correspondem pensador e seu
pensamento acerca da função da escola. 
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Q64513 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015

O caráter político e pedagógico do PPP leva a considerar a função social da escola. A respeito desse tema, é correto afirmar que
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Q64788 - IF-PR Pedagogo 2010

Em relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta.

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Q65615 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016

A escola de qualidade social adota como centralidade
o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe
atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:
1. revisão das referências conceituais quanto aos
diferentes espaços e tempos educativos,
abrangendo espaços sociais na escola e fora
dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a
infraestrutura entendida como espaço formativo
dotado de efetiva disponibilidade de tempos para
a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto
pela aprendizagem e na avaliação das
aprendizagens como instrumento de contínua
progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos
estudantes, das famílias, dos agentes da
comunidade interessados na educação.
Estão corretos apenas os requisitos: 
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Q65762 - IMA Professor - Polivalência 2015

A respeito da relação entre educação e sociedade, assinale a
alternativa FALSA
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Q65768 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014

São inúmeras as contribuições da educação para a sociedade, e é patente a influência da
sociedade sobre a educação. Muito embora se saiba que a formação do indivíduo se dá através
de processos variados, inclusive fora da escola, é a ela que a sociedade relega a formação
sistematizada do cidadão. Assinale a alternativa CORRETA: 
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