Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57134 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

No que diz respeito às competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, considere os seguintes itens:

I. analisar a distribuição desigual pela população dos efeitos positivos decorrentes da aplicação dos conhecimentos biológicos e tecnológicos na medicina, na agricultura e na indústria de alimentos;

II. reconhecer as formas pelas quais a biologia está presente na cultura atual, quer seja influenciando a visão de mundo quer seja participando de manifestações culturais, literárias, artísticas, dentre outras.

III. confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.


Faz parte das competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia o que consta em

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Q57573 - FGV Pedagogo 2018

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio instituem trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular no Ensino Médio.


Sobre esta definição, analise as afirmativas a seguir.


I. É necessário definir como tarefa primordial do Ensino Médio a preparação dos jovens para o trabalho.

II. É preciso trabalhar, no contexto escolar, as especificidades destes campos que são independentes e tradicionalmente definidos.

III. É preciso inserir, no contexto escolar, o diálogo para a compreensão de que estes campos não se produzem independentemente da sociedade e dependem da articulação entre pensamento e ação.


De acordo com o documento citado, assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) que melhor justifica(m) a definição acima.  

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Q57865 - Quadrix Professor - Biologia 2018

Frequentemente, os professores são questionados sobre
quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de
biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem
perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a
existência de conhecimentos entre uma base comum e outra
diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de
forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e
competência.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia. 
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Q57987 - CONSULPLAN Professor - Biologia 2018

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

                                                                                                             (PCNEM, 2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que: 

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Q58131 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

À luz do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, o projeto político pedagógico das escolas de ensino médio
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Q58385 - UECE-CEV Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Atente ao que se afirma a seguir a respeito da proposta curricular para o ensino médio, apresentada pela Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.


I. A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e seiscentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017.

II. A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia, economia e direito.

III. O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas.

IV. Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

V. Para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento.


É correto o que se afirma somente em 

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Q58405 - CESPE Professor Pleno I 2013

Com base nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio (OCNEM), assinale a opção correta no tocante aos
conhecimentos de química ensinados.
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Q58409 - CESPE Professor Pleno I 2013

Ainda acerca dos livros didáticos de química decorrentes da
conversão das apostilas de cursos preparatórios, constata-se que
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Q58410 - CESPE Professor Pleno I 2013

A conversão de apostilas em livros didáticos introduziu a dinâmica
específica dos cursos preparatórios como referência para as
atividades docentes desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, no
que se refere ao livro didático como recurso utilizado no ensino de
química no ensino médio, assinale a opção correta. 
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Q58414 - CESPE Professor Pleno I 2013

A experimentação é um recurso bastante discutido na literatura
específica e pouco utilizado no ensino de química no ensino médio.
Com relação a esse recurso, assinale a opção correta.
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