Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio" | Pedagogia - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63773 - Instituto Acesso Técnico em Assuntos Educacionais 2015

A resolução N°2 de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino
Médio, no seu artigo 5°, determina em que fundamentos o ensino médio deve se basear. Entre as alternativas a seguir,
assinale aquela que não está de acordo com a referida resolução:
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Q63854 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2015

Analise as assertivas abaixo acerca das formas de oferta e organização do Ensino Médio, no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais: 


I. O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar. 


II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias; 


III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso; 


IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.


V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento.


Consideram-se VERDADEIRAS 

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Q64033 - NUCEPE Professor - Sociologia 2015

Analise as assertivas abaixo acerca das
formas de oferta e organização do Ensino
Médio, no contexto das Diretrizes
Curriculares Nacionais:


I. O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar.
II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias;
III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso;
IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento.

Consideram-se VERDADEIRAS 

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Q64585 - CESPE Professor Pleno I 2013

No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), assinale a opção correta.
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Q64640 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

Sobre a organização curricular dos cursos de Educação profissional técnica de nível médio, é INCORRETO afirmar que
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Q65318 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014

São finalidades do ensino médio, EXCETO:
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Q65659 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Os cursos técnicos articulados com o Ensino Médio, ofertados na forma concomitante, com dupla matrícula e dupla certificação, podem ocorrer:

I. na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis.

II. somente em instituições especializadas, criadas para esse fim, obedecendo-se conteúdos curriculares e metodologias regulares.

III. em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, com planejamento e desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

Está correto o que se afirma apenas em:

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