Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola" | Pedagogia - página 2
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q63750 - Instituto Acesso Técnico em Assuntos Educacionais 2015
Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e
permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais,
assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:
Q63762 - Instituto Acesso Técnico em Assuntos Educacionais 2015
“Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação
harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua
vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social,
a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à
realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos
intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública"
In: UNESCO. (2001) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
Com relação ao papel da escola no que concerne a diversidade cultural, assinale a alternativa que aponta as afirmações
corretas:
I - Diante da diversidade cultural é papel da escola promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, mas com
estratégias diferentes;
II - Para promover a diversidade é preciso formar grupos homogêneos;
III - As diferenças não devem ser abordadas no espaço escolar para evitar conflitos culturais,
IV - A formação de grupos heterogêneos favorece a troca de experiências entre os alunos.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos dos quilombos reclamam que, muitas vezes, a escola onde estudam não consegue
dialogar com suas vivências, experiências. Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade
dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos, é correto
afirmar que