Q57627 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014
As afirmativas a seguir apresentam princípios básicos previstos
pela Política Nacional de Educação Ambiental, à exceção de uma.
Assinale‐a.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
As afirmativas a seguir apresentam princípios básicos previstos
pela Política Nacional de Educação Ambiental, à exceção de uma.
Assinale‐a.
Tristão (2010, p. 25), descreve com muita clareza o panorama da Educação Ambiental: “A Educação Ambiental, na sua complexidade, configura-se como a possibilidade de religar a natureza e a cultura, a sociedade e a natureza, o sujeito e o objeto, enfim.” Nesse sentido, no dia 27 de Abril de 1999, foi sancionada a Lei n.º 9.795, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Segundo a referida Lei, quais são os princípios básicos da Educação Ambiental?
I. o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; a garantia de democratização das informações ambientais.
II. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
III. a garantia de continuidade e permanência do processo educativo; a permanente avaliação crítica do processo educativo.
IV. a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais; o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural; o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Por meio da Lei n.° 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.
As três abordagens do critério científico - crítica, cultural e socioambiental - são transversalizadas pela dimensão formadora propiciada pela educação ambiental e patrimonial que se contrapõem à tendência globalizadora. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
As ações do ProNEA, Programa Nacional de Educação
Ambiental, destinam-se a assegurar, no âmbito
educativo, a interação e integração equilibrada das
múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental -
ecológica, social, ética, cultural, econômica, espacial
e política (MEC, 2005). As opções abaixo apresentam
os seus princípios, EXCETO:
“... o movimento ambientalista é constituído por tendências afinadas e antagônicas, no que se refere ao entendimento do humano na natureza e ao projeto societário que signifique a superação do atual padrão de vida.” (LOUREIRO, C.F.B. Trajetórias e fundamentos da Educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004, p.63)
A citação acima de Loureiro (2004) nos remete ao conceito de educação ambiental crítica, tendo como um de seus objetivos
O movimento pedagógico que aborda a relação entre o desenvolvimento científico com o desenvolvimento tecnológico e seus impactos na sociedade é conhecido como
Quem planeja a curto prazo, deve cultivar cereais; a médio prazo, plantar árvores; a longo prazo, deve educar as pessoas.
Considerando a frase acima, é correto afirmar que para o planejamento ambiental de longo prazo
A Resolução nº 2, do MEC/CNE, de 15 de Junho de 2012, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, fundamentada em diversas outras diretrizes políticas de educação ambiental do país. Analise as afirmações abaixo relacionadas a essa resolução e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Os Conselhos de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem estabelecer as normas complementares que tornem efetiva a Educação Ambiental em todas as fases, etapas, modalidades e níveis de ensino sob sua jurisdição. ( ) Os cursos de licenciatura, que qualificam para a docência na Educação Básica, e os cursos e programas de pós-graduação, qualificadores para a docência na Educação Superior, devem incluir formação com essa dimensão, com foco na metodologia integrada e interdisciplinar. ( ) Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, devem criar políticas de produção e de aquisição de materiais didáticos e paradidáticos, com engajamento da comunidade educativa, orientados pela dimensão socioambiental. ( ) A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior deve obrigatoriamente ocorrer pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente, mediados por professores advindos das áreas das ciências naturais. ( ) Os sistemas de ensino devem promover as condições para que as instituições educacionais constituam-se em espaços educadores sustentáveis, com a intencionalidade de educar para a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades, integrando currículos, gestão e edificações em relação equilibrada com o meio ambiente, tornando-se referência para seu território. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
A Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999 dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Em seu artigo 1º a lei define o que se entende por educação ambiental: “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. Em seu artigo 2º a lei diz: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Considerando os artigos acima mencionados, podemos considerar que a educação ambiental deve:I – estar presente em políticas públicas a fim de que os órgãos públicos promovam a educação ambiental em todos os níveis de ensino;II – ser considerada pelas instituições educativas para que promovam a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem;III – ser considerada pelos meios de comunicação de massa, para que estes colaborem de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente;IV – tornar-se um componente curricular obrigatório para todos os níveis de ensino formal da educação básica;V – ter atenção permanente da sociedade como um todo, em espaços educativos formais, como empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, redes de ensino, prefeituras, etc.
Das alternativas acima, podemos considerar coerentes com os artigos citados apenas