Disciplinas Pedagogia Concepções de Educação Infantil Questões de concursos sobre "Concepções de Educação Infantil" | Pedagogia - página 7 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Concepções de Educação Infantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q65744 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016
A Educação Infantil, é um lugar de
aprendizagem, portanto deve-se organizar os
espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à
rotina pedagógica.
Dentro desse contexto assinale a alternativa
CORRETA que condiz com as crianças entre os 4
e os 5 anos:
A)São capazes de executar muitas tarefas
sozinhas, inclusive as de autocuidado, ainda que
demorem um pouco mais para realizá-las. O
tempo de orientação individual diminui e o
professor pode investir muito em atividades que
façam com que a criança entre de vez no jogo
simbólico, desenvolver tarefas fora da sala pelo
menos duas vezes ao dia, de 40 minutos a uma
hora. As atividades de linguagem oral e escrita,
assim como a exploração de ambientes, também
são importantíssimas.
B)As evidências do pensamento sincrético - que
mescla realidade à fantasia para construir o
conhecimento - são cada vez maiores. O
professor tem de orientar os pequenos para que
definam melhor as noções de tempo e espaço e
comecem a solucionar problemas e encontrar
explicações para os fenômenos naturais. A rotina
na escola tem de ser flexível o bastante para que o professor tome decisões sobre a duração de
cada atividade. Todos os cantos das salas podem
ser explorados para estimular a interação e criar
atividades complementares - para garantir a
autonomia do ritmo de cada criança.
C)É caracterizado pela formadora como "a
adolescência da infância". É quando as crianças
começam a entrar no jogo simbólico, se apropriam
da palavra "não", passam a controlar os
esfíncteres e fazem suas primeiras escolhas. Vale
aproveitar o ímpeto dos pequenos e contar com a
ajuda deles para que organizem espaços e criem
bons hábitos. As atividades com ‘ melecas’ -
massinha ou tintas de pigmentos naturais -, os
desenhos e as garatujas são altamente
exploráveis, assim como as brincadeiras e os
desafios corporais e linguísticos.
D)As brincadeiras que reproduzem os fazeres
adultos - casinha, escritório, médico - são
importantes e causam fascínio nos pequenos.
Percursos de corrida ou de obstáculos também
proporcionam boas experiências. Nessa fase, as
crianças já dominam os movimentos corporais
básicos e precisam aprimorar a corrida, os pulos e
as cambalhotas. As sonecas ao longo do dia
também diminuem, assim como os banhos na
escola.
Responder
Q65747 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016
A promoção do crescimento e do
desenvolvimento saudável das crianças na
instituição educativa está baseada no
desenvolvimento de todas as atitudes e procedimentos que atendem as necessidades de
afeto, alimentação, segurança e integridade
corporal e psíquica durante o período do dia em
que elas permanecem na instituição.
Nesta perspectiva é CORRETO afirmar:
A)Oferecer conforto, segurança física e proteger
significa cercear as oportunidades das crianças
em explorar o ambiente e em conquistar novas
habilidades.
B)Arrumar os ambientes onde são servidos
pequenos lanches ou demais refeições de forma a
permitir a conversa e a interação entre diferentes
grupos, mas, quando o número de grupos infantis
forem grandes (creches e pré-escolas com mais
de cinquenta crianças), oferecê-las para todos os
grupos ao mesmo tempo em grandes refeitórios.
C)Em torno dos três anos, a criança já poderá
alimentar-se sozinha, determinar seu próprio ritmo
e a quantidade de alimentos que ingere. Ela
poderá necessitar de ajuda e incentivo do adulto
para que experimente novos alimentos ou para
servir-se.
D)O estabelecimento de condições adequadas
para as interações está pautado nas questões
emocionais.
Responder
Q65748 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016
A instituição de educação infantil deve criar
um ambiente de acolhimento que dê segurança e
confiança às crianças, garantindo oportunidades
para que sejam capazes de:
Sobre essa temática assinale a alternativa
CORRETA em relação a crianças de zero a três
anos:
A)Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as
atitudes relacionadas com a higiene, alimentação,
conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados
com a aparência.
B)Interessar-se progressivamente pelo cuidado
com o próprio corpo, executando ações simples
relacionadas à saúde e higiene.
C)Valorizar ações de cooperação e solidariedade,
desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e
compartilhando suas vivências.
D) Identificar e enfrentar situações de conflitos,
utilizando seus recursos pessoais, respeitando as
outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
Responder
Q65752 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016
Com relação a faixa etária das crianças
assinale a alternativa CORRETA sobre os
movimentos da criança:
A)Para as crianças de 6 meses a 2 anos, é
importante considerar o seu deslocamento,
inicialmente pelo rastejamento (engatinhando) e
depois pela marcha.
B)A idade de 4 a 6 anos é caracterizada pelo
deslocamento da criança em todas as direções da
casa e da instituição de Educação Infantil.
C)A criança de 2 a 4 anos quer explorar o mundo
à sua volta.
D)A faixa etária de 5 a 6 anos representa um
período de intensa transformação na criança.
Aparecem os primeiros movimentos do corpo, das
mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do
gesto da criança, com o seu deslocamento no
espaço.
Responder