Questões de concursos sobre "Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57415 - FADESP Pedagogo 2018

Sobre a política nacional de avaliação da educação brasileira é correto afirmar que a Avaliação
Nacional do Rendimento no Ensino Escolar – ANRESC – faz parte da(o)
Ver Comentários

Q57623 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características dos Sistemas de Avaliação Nacional, desenvolvidos pelo governo federal, analise as afirmativas a seguir.


I. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) está focalizado na avaliação das habilidades cognitivas e das características socioeconômicas dos estudantes brasileiros.

II. O Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (SAEB) foi introduzido em 1993 e em 1995 começou a adotar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item.

III. Os resultados da Prova Brasil são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) juntamente com a taxa de defasagem idade‐série.  


Assinale:

Ver Comentários

Q57775 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Diferentes são os objetivos e os níveis de
avaliação no contexto escolar. Abaixo são apresentadas
algumas das diferentes avaliações realizadas
no contexto educacional brasileiro. 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome (coluna 1) e os principais objetivos (coluna 2) da avaliação.
Coluna 1 1. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio 2. ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. 3. PISA - Programme for International Student Assessment 4.SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica 5. INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional.
Coluna 2 I.é uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências II. objetiva realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. III. Pode ser usada para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. IV. A nota é usada para ingresso em universidades públicas e também para algumas universidades particulares V. Objetiva mensurar o nível de alfabetismo da população brasileira entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática aplicadas ao cotidiano.
Ver Comentários

Q57991 - CONSULPLAN Professor - Biologia 2018

Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de
desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá
ser de:
Ver Comentários

Q58046 - IBADE Professor - História 2017

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do
ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro
a partir de testes padronizados e questionários
socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e
oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino
Fundamental, os estudantes respondem a itens
(questões) de:
Ver Comentários

Q58245 - FUMARC Especialista em Educação - Orientação 2018

A avaliação externa à escola recebe essa denominação porque é concebida, planejada, elaborada, corrigida e tem seus resultados analisados fora da escola. Ela busca aferir o desempenho demonstrado pelos alunos, a fim de que seja possível confrontar o que o ensino é com o que deveria ser, do ponto de vista do alcance de algumas habilidades. [...] A avaliação externa é também denominada avaliação sistêmica ou em larga escala. Sistêmica, quando se refere a uma rede ou sistema de ensino, o que ocorre, na maioria dos casos. Em larga escala, quando envolve um grande número de alunos.

(Fonte: Glossário Ceale, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/avaliacaoexterna. Acessado em: 20/02/2018).


Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:


I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino” é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.


É CORRETO afirmar que

Ver Comentários

Q58391 - UECE-CEV Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O Brasil adentra o século XXI com um sistema
de avaliação da educação básica capaz de
disponibilizar informações sobre qualidade,
especialmente no que se refere ao desempenho dos
estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos,
foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com
uma excelente base de dados sobre fatores extra e
intraescolares associados ao desempenho escolar dos
estudantes do ensino fundamental e médio.
Atualmente o Saeb consiste das seguintes
avaliações: 
Ver Comentários

Q58541 - IBADE Professor - Matemática 2017

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em
larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep/MEC) que tem como objetivo:
Ver Comentários

Q58624 - CESPE Professor 2017

A Prova Brasil
Ver Comentários

Q58625 - CESPE Professor 2017

A Avaliação Nacional de Alfabetização, a Avaliação Nacional de
Educação Básica e a Prova Brasil são avaliações 
Ver Comentários