Questões de concursos sobre "Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil" | Pedagogia - página 4
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão
Q64635 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014
Leia o texto a seguir para responder à questão.
São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.
A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação básica.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da avaliação com o que compete a cada uma.
COLUNA I
1. Avaliação da aprendizagem. 2. Avaliação institucional. 3. Avaliação de redes de educação básica.
COLUNA II
( ) É uma avaliação interna, que deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, sendo realizada anualmente e leva em conta as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados.
( ) Acontece periodicamente e é realizada por órgãos externos à escola, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam, para a sociedade, se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está.
( ) Fundamenta-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante- conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Q64783 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Pedagogo 2010
Assinale os exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicados de dois em dois anos, cujas médias de desempenho são utilizadas para compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A Prova Brasil e o SAEB são avaliações elaboradas a partir de Matrizes de Referência, construídas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas propostas curriculares dos Estados e Municípios, tendo em vista a qualidade na Educação. A diferença entre as duas avaliações está na população em que é aplicada e na abrangência regional. Sobre a Prova Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I – É uma avaliação realizada por amostragem das redes pública e privada.
II – Oferece resultados por escola da rede pública.
III – Indica o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.
IV – É uma avaliação de alunos da 4º e 8º séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental.
V – É uma avaliação de alunos da 4º e 8º séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e do 3o ano do Ensino Médio.