Questões de concursos sobre "Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57254 - CESPE Professor 2017

A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas
é denominada 
Ver Comentários

Q57481 - FCC Pedagogo 2018

Considere o relato de atividades de aula abaixo.


A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.


Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o 

Ver Comentários

Q57488 - FCC Pedagogo 2018

Na escola em que você está atuando como pedagogo ocorreu uma discórdia entre pais de alunos do 5° ano e a professora, motivada por uma prova surpresa aplicada à turma sobre conteúdo que estava sendo apresentado no mesmo dia. Procurada pelas mães dos alunos, você ficou responsável por conversar com a professora. Na conversa, ela alegou que era absurda a reclamação das mães e dos alunos; que ela era a professora e poderia avaliar os alunos como e quando quisesse. Você responde que os alunos podem reclamar da avaliação feita pelos professores.


Qual o instrumento legal que assegura às crianças e adolescentes o direito de contestação de critérios avaliativos na escola? 

Ver Comentários

Q57513 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno
para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do
saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora
(Hoffman, 1994). Para a autora, há dois princípios
presentes a uma avaliação enquanto mediação: o do
acompanhamento reflexivo e o do diálogo. O modo
como o professor realiza o acompanhamento do aluno
e o diálogo depende da concepção que ele tem acerca
da relação entre o aprender e o avaliar. Sobre essa relação,
de acordo com a autora citada, quando o professor
compreende que
Ver Comentários

Q57554 - FGV Pedagogo 2018

Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.


Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.

( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.

( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.


As afirmativas são, respectivamente, 

Ver Comentários

Q57566 - FGV Pedagogo 2018

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.


I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.


Está correto o que se afirma em 

Ver Comentários

Q57664 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Nos processos de avaliação do ensino e da aprendizagem, baseados em premissas participativas, é correto
afirmar que
Ver Comentários

Q57695 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O conjunto dos procedimentos de avaliação empregados
por professores e descritos a seguir foi elaborado por Jussara
Hoffman (2007, p. 146).

- Utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de análise; - Expressa resultados quantitativos; - Corrige e/ou analisa o teste com finalidade de aprovar ou reprovar o aluno; - Analisa as respostas do aluno com base em expectativas predeterminadas ou em relação ao grupo.
Tais procedimentos definem uma avaliação de perspectiva
Ver Comentários

Q57767 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Muito se discute atualmente sobre a importância
da avaliação na educação. Artigos, livros e
congressos são produzidos para pensar sobre como
a avaliação escolar deve ocorrer nas escolas. Tendo-se
por base uma concepção mais contemporânea
de educação, pode-se entender que a avaliação
escolar é:
Ver Comentários

Q57830 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três passos: 1) constatar a
realidade; 2) qualificar a realidade; 3) proceder a uma intervenção, se necessários.” A esse respeito,
analise as afirmativas abaixo e indique a correta.
Ver Comentários