Atualização e constante reciclagem do
professor para o desenvolvimento de um trabalho
inovador considerando o cotidiano do aluno, que
nasceu em uma era tecnológica, é importante para
A elaboração de mapas conceituais é considerada uma técnica potencial à promoção da
aprendizagem significativa. Das características listadas abaixo, assinale a que NÃOCORRESPONDE ao processo de mapeamento mental de acordo com a teoria da aprendizagem
significativa:
Sabe-se que a aprendizagem significativa não se coaduna com a idéia de conhecimento linear e seriado. Para desenvolver
oportunidades de uma aprendizagem significativa cabe ao professor
O Professor dos anos iniciais do ensino fundamental,
com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos
curriculares e nas metas da Secretaria de Estado de
Educação (SEE), planeja e desenvolve o processo de
ensino e avaliação com uma _______ ao ritmo e interesse
dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e
acessível. Escolha a alternativa que complete a lacuna
de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.
O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as
demandas da comunidade? - diz que aprendizagem significativa é aquela que, exceto:
Q59706 - FUNCERN Professor - Língua Portuguesa 2017
Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novas ideias ou informações se relacionam com
conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta
que o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do
estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria que defende a valorização dos conhecimentos prévios
necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao estudante (re)construir conhecimentos
de natureza diversa.
São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento
vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos
nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).
Coluna A
I) Ivan Petrovich Pavlov
II) B. F. Skinner
III) Jean Piaget
IV) Albert Bandura
V) Vygotsky
Coluna B
( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que
condiciona o comportamento humano.
( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.
( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico,
baseados pelo estímulo.
( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no
ato de aprender.
( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo
se desenvolve.
Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:
A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes
(subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Nesse sentido, as ideias novas só
podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já
disponíveis, que proporcionam os(as)
Q60858 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016
Conforme Simonetti (2012), as práticas sociais
de oralidade, de leitura e de escrita funcionam como
atividades alimentadoras das atividades
estruturantes. Por sua vez, as atividades estruturantes
organizam a aprendizagem, enquanto as atividades alimentadoras dão o suporte para essa
aprendizagem. Dessa forma, as atividades
estruturantes só podem impulsionar a aprendizagem
na presença das atividades alimentadoras. São
exemplos de atividades estruturantes:
Q61508 - UFMA Técnico em Assuntos Educacionais 2016
Segundo David Ausubel, a aprendizagem
significativa implica interação entre dois
elementos fundamentais que são: