Questões de concursos sobre "Ausubel e a Aprendizagem Significativa" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ausubel e a Aprendizagem Significativa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57136 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Atualização e constante reciclagem do
professor para o desenvolvimento de um trabalho
inovador considerando o cotidiano do aluno, que
nasceu em uma era tecnológica, é importante para
Ver Comentários

Q58878 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

A elaboração de mapas conceituais é considerada uma técnica potencial à promoção da
aprendizagem significativa. Das características listadas abaixo, assinale a que NÃO
CORRESPONDE ao processo de mapeamento mental de acordo com a teoria da aprendizagem
significativa:
Ver Comentários

Q59157 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Sabe-se que a aprendizagem significativa não se coaduna com a idéia de conhecimento linear e seriado. Para desenvolver
oportunidades de uma aprendizagem significativa cabe ao professor 
Ver Comentários

Q59338 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O Professor dos anos iniciais do ensino fundamental,
com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos
curriculares e nas metas da Secretaria de Estado de
Educação (SEE), planeja e desenvolve o processo de
ensino e avaliação com uma _______ ao ritmo e interesse
dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e
acessível. Escolha a alternativa que complete a lacuna
de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.
Ver Comentários

Q59652 - ACAFE Orientador Educacional 2017

O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as
demandas da comunidade? - diz que aprendizagem significativa é aquela que, exceto
Ver Comentários

Q59706 - FUNCERN Professor - Língua Portuguesa 2017

Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novas ideias ou informações se relacionam com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta que o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria que defende a valorização dos conhecimentos prévios necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao estudante (re)construir conhecimentos de natureza diversa.


Trata-se da teoria da aprendizagem

Ver Comentários

Q60359 - IFB Professor - Pedagogia 2017

São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).


Coluna A


I) Ivan Petrovich Pavlov

II) B. F. Skinner

III) Jean Piaget

IV) Albert Bandura

V) Vygotsky


Coluna B


( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.

( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.

( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.

( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.

( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.


Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:

Ver Comentários

Q60689 - FADESP Professor 2014

A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes
(subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Nesse sentido, as ideias novas só
podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já
disponíveis, que proporcionam os(as)  
Ver Comentários

Q60858 - Serctam Professor de Ensino Fundamental 2016

Conforme Simonetti (2012), as práticas sociais
de oralidade, de leitura e de escrita funcionam como
atividades alimentadoras das atividades
estruturantes. Por sua vez, as atividades estruturantes
organizam a aprendizagem, enquanto as atividades alimentadoras dão o suporte para essa
aprendizagem. Dessa forma, as atividades
estruturantes só podem impulsionar a aprendizagem
na presença das atividades alimentadoras. São
exemplos de atividades estruturantes:
Ver Comentários

Q61508 - UFMA Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Segundo David Ausubel, a aprendizagem
significativa implica interação entre dois
elementos fundamentais que são: 
Ver Comentários