Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse
a investigar os fundamentos do processo de
aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou
processos de acomodação, assimilação e equilibração
como inerentes à dinâmica do aprender como
experiência vital. Esse pesquisador foi:
Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No
entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...
Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é
Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão"
(LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem
duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma
característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo
de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da
aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a
se virtualizar em ato mental."
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
“Partimos das ideias das próprias crianças. Essas ideias nos
mostram que as crianças 'pensam' por si mesmas, sem que seja
necessário pedir‐lhes que façam isso. Mas isso não é suficiente.
Nossa intenção é que as ideias iniciais sejam enriquecidas e
reformuladas a partir do trabalho com novos conteúdos. Para que
isso aconteça, precisamos ir propondo diferentes atividades com
esses conteúdos, por intermédio dos quais vai acontecendo uma
aproximação gradual." (AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H.
Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980). Assinale a alternativa que indica o papel do professor em uma
perspectiva metodológica como a comentada acima (Projetos de
Trabalho).
O desenvolvimento humano se dá como um processo
de apropriação da experiência histórico-social pelo
homem e essa visão é resultado da evolução de várias
teorias, entre elas a teoria inatista que considera
importante somente os fatores genéticos e biológicos,
ou seja, aquilo que é hereditário, inato. Por isso o
nome inatismo, que compreende características e dons
que se traz quando nasce. Nesse sentido, assinale a
alternativa correta a seguir:
A aprendizagem consiste na “ampliação” da estrutura
cognitiva por meio da incorporação de novas ideias.
Dependendo do tipo de relacionamento entre as ideias já
existentes nessa estrutura e as novas, que estão sendo
internalizadas, pode ocorrer um aprendizado que varia do
mecânico ao significativo.
Segundo Piaget, a garatuja faz parte da fase
sensório-motora de desenho da criança (zero a dois anos de
idade) e também da fase pré-operacional (dois a sete anos
de idade), indo, aproximadamente, até três ou quatro anos
de idade. Assinale a alternativa que apresenta o desenho
que representa a fase da garatuja desordenada.
A teoria cujas questões centrais são a aquisição de
conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, em
que a interação social e o instrumento linguístico também
são decisivos, e o desenvolvimento do indivíduo como
resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o
papel da linguagem e da aprendizagem nesse processo, teve
como um dos principais pensadores o professor e
pesquisador
Em um grupo, o pedagogo está
desenvolvendo a dinâmica: “o exercício do
espelho”. Essa dinâmica, na qual se faz a
“gravação” repetida de qualidades positivas
sobre a pessoa humana, tem como objetivo