Questões de concursos sobre "Aspectos Psicológicos da Educação" | Pedagogia - página 28

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aspectos Psicológicos da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63051 - IBFC Pedagogo 2013

Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse
a investigar os fundamentos do processo de
aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou
processos de acomodação, assimilação e equilibração
como inerentes à dinâmica do aprender como
experiência vital. Esse pesquisador foi:
Ver Comentários

Q63163 - FCC Pedagogo 2015

Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No
entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...

Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é 
Ver Comentários

Q63225 - IF-SP Professor - Educação Física 2015

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão"
(LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992). 

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Ver Comentários

Q63253 - Prefeitura de Betim - MG Pedagogo 2015

Com relação aos aspectos relacionados ao termo competências, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É a capacidade de uma pessoa desenvolver atividades de maneira autônoma.

( ) É a habilidade para desempenhar atividades dentro dos padrões de qualidade esperados.

( ) É a única forma de pensar e agir, de modo a ser competente em uma situação.

As afirmativas são, respectivamente, 

Ver Comentários

Q63418 - FGV Professor - Língua Portuguesa 2014

“Partimos das ideias das próprias crianças. Essas ideias nos
mostram que as crianças 'pensam' por si mesmas, sem que seja
necessário pedir‐lhes que façam isso. Mas isso não é suficiente.
Nossa intenção é que as ideias iniciais sejam enriquecidas e
reformuladas a partir do trabalho com novos conteúdos. Para que
isso aconteça, precisamos ir propondo diferentes atividades com
esses conteúdos, por intermédio dos quais vai acontecendo uma
aproximação gradual." (AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H.
Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980). 
Assinale a alternativa que indica o papel do professor em uma perspectiva metodológica como a comentada acima (Projetos de Trabalho).
Ver Comentários

Q63455 - IBFC Pedagogo 2015

O desenvolvimento humano se dá como um processo
de apropriação da experiência histórico-social pelo
homem e essa visão é resultado da evolução de várias
teorias, entre elas a teoria inatista que considera
importante somente os fatores genéticos e biológicos,
ou seja, aquilo que é hereditário, inato. Por isso o
nome inatismo, que compreende características e dons
que se traz quando nasce. Nesse sentido, assinale a
alternativa correta a seguir: 
Ver Comentários

Q63472 - FUNIVERSA Pedagogo 2015

A aprendizagem consiste na “ampliação” da estrutura cognitiva por meio da incorporação de novas ideias. Dependendo do tipo de relacionamento entre as ideias já existentes nessa estrutura e as novas, que estão sendo internalizadas, pode ocorrer um aprendizado que varia do mecânico ao significativo.

Esse é o conceito de aprendizagem de 

Ver Comentários

Q63514 - FUNIVERSA Arte - Educador 2015

Segundo Piaget, a garatuja faz parte da fase
sensório-motora de desenho da criança (zero a dois anos de
idade) e também da fase pré-operacional (dois a sete anos
de idade), indo, aproximadamente, até três ou quatro anos
de idade. Assinale a alternativa que apresenta o desenho
que representa a fase da garatuja desordenada.
Ver Comentários

Q63520 - FUNIVERSA Arte - Educador 2015

A teoria cujas questões centrais são a aquisição de
conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, em
que a interação social e o instrumento linguístico também
são decisivos, e o desenvolvimento do indivíduo como
resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o
papel da linguagem e da aprendizagem nesse processo, teve
como um dos principais pensadores o professor e
pesquisador 
Ver Comentários

Q63563 - INSTITUTO AOCP Pedagogo 2015

Em um grupo, o pedagogo está
desenvolvendo a dinâmica: “o exercício do
espelho”. Essa dinâmica, na qual se faz a
“gravação” repetida de qualidades positivas
sobre a pessoa humana, tem como objetivo
Ver Comentários