Q66192 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015
Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa.
Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento.
II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante.
III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade.
Assinale:
Q66198 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015
Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira.
Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado.
( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra.
( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho.
As afirmativas são, respectivamente,
Q66199 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015
Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições. 1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:
A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Sobre a disciplina escolar, NÃO podemos afirmar que
Sobre o enfrentamento do problema da drogadição na adolescência, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Ministério Público introduziu a ideia de rede de cuidados, ou seja, um sistema de organização de pessoas e/ou instituições que se reúnem em torno de um objetivo ou tema comum. Uma rede social deve ter como princípio uma postura democrática e participativa, de modo que as pessoas colaborem entre si sem competir por lideranças ou por poder.
( ) Está centrado na ideia de retirar a pessoa do seu contexto social e familiar, buscando a sua recuperação dentro de uma instituição fechada.
( ) É competência dos profissionais da área da saúde o tratamento da dependência química.
( ) Tanto para os profissionais como para os usuários e familiares, aprender a lidar com a dependência química não é uma tarefa que se consegue no confinamento, mas sim, na sociedade, enfrentando todos os problemas que através dela poderão surgir.
( ) A permanência do usuário no hospital por um tempo maior do que o necessário pode levá- lo a riscos de perda de laços afetivos, escolares e sociais, e até dificuldades em sua inserção no mercado de trabalho, o que o(a) levará a um contexto extremamente desfavorável para recuperações futuras.
( ) Discursos moralistas auxiliam como estratégia preventiva e assistencial na questão da toxicomania entre os adolescentes.