Disciplinas Pedagogia As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas Questões de concursos sobre "As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas" | Pedagogia - página 10 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q64788 - IF-PR Pedagogo 2010
Em relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta.
A)O direcionamento dado à atividade científico-tecnológica (processo) resulta de decisões políticas.
B)Uma descoberta científica em si não é nem “boa” nem “má”; o que importa é a forma como ela é usada.
C)A tecnologia é autônoma e independente das influências sociais.
D)A mudança tecnológica é a causa da mudança social, considerando-se que a tecnologia define os limites do que uma sociedade pode fazer.
E)Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir, serão, necessariamente resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia.
Responder
Q65084 - CETRO Supervisor Escolar 2008
Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que
A)a organização do currículo por disciplina traz dificuldades à escola de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, pois a demanda de professores especialistas, nas diferentes áreas, é maior do que o número de profissionais existentes, resultando em um déficit de conhecimentos para os alunos da educação básica.
B)ainda que a organização do currículo por disciplinas, no Ensino Médio, favoreça a preparação do aluno para prosseguir os estudos superiores ou para o trabalho, falha no que se refere à promoção da cultura geral, no sentido de permitir ao jovem interpretar as opções ideológicas e de configuração do mundo.
C)a organização do currículo por disciplinas é a que melhor responde à necessidade de preparar o aluno para o futuro e para cursar níveis sucessivos de ensino, desde que garanta o fundamental: a seqüência dos conteúdos e a promoção de atividades que ampliem a vivência social dos jovens.
D)a composição do currículo precisa ser repensada incluindo novas disciplinas, selecionadas a partir de problemáticas da atualidade, de modo a facilitar a inclusão de conteúdos que respondam aos desafios colocados aos nossos alunos no que se refere a problemas tecnológicos, sociais e multiculturais.
E)o currículo escolar organizado por disciplinas ou sua transmutação em conhecimento escolar através de didáticas especiais, não pode ser a única resposta às necessidades educativas; impõe à escola atentar, entre outras coisas, ao internacionalismo e o que traz de valores de respeito, solidariedade e tolerância.
Responder
Q65267 - PR-4 UFRJ Técnico de Laboratório 2017
A Tecnologia Assistiva pode ser definida como:
A)uma área da saúde, de característica interdisciplinar,
que visa à promoção da funcionalidade
em pessoas com deficiência.
B)uma abordagem voltada para a promoção de
autonomia, da qualidade de vida e da inclusão
social de qualquer pessoa com deficiência,
incapacidade ou mobilidade reduzida.
C)metodologias e práticas, que objetivam apenas
promover a funcionalidade de qualquer
pessoa com dificuldade.
D)uma área do conhecimento, de característica
interdisciplinar, que engloba produtos, recursos,
metodologias, estratégias, práticas e serviços.
E)recursos de alto custo, que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade
e participação, de pessoas com deficiência,
incapacidades ou mobilidade reduzida.
Responder
Q65340 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014
Celulares, tablets , computadores, televisão, rádio.
As tecnologias de comunicação desenvolvidas ou
aprimoradas nas últimas décadas fazem hoje parte
do cotidiano escolar. Sobre meios de comunicação,
tecnologias digitais e educação, é correto afirmar
que:
A)é proibido por lei o uso de qualquer aparelho eletrônico
pelos alunos, em todas as escolas.
B)é proibido por lei o uso de equipamentos eletrônicos pelos alunos dentro das dependências de
qualquer escola pública.
C)os meios de comunicação foram os responsáveis pela deterioração do ensino público nos últimos
anos.
D)equipamentos eletrônicos como o computador
e a televisão já se desenvolveram de tal forma
que podem substituir em definitivo o trabalho
dos educadores.
E)equipamentos eletrônicos podem se constituir
em ferramentas de aprendizagem importantes,
se pensados no seu potencial pedagógico.
Responder
Q65671 - CESPE Técnico de Nível Médio 2017
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem
transformado a educação e os métodos de ensino e aprendizado.
A respeito dos impactos da tecnologia na educação, assinale a
opção correta.
A)A tecnologia não deve ser empregada pelo professor em sala
de aula, uma vez que desvia a atenção dos alunos do conteúdo
a ser ensinado.
B)A Internet disponibiliza todos os conteúdos necessários para a
formação do estudante, por isso, o professor passa a exercer
um papel secundário no processo ensino-aprendizagem.
C)C A educação a distância permite que mais pessoas tenham
acesso ao ensino, democratizando o conhecimento e ampliando
as possibilidades de participação no mercado de trabalho.
D)O volume de informações disponibilizadas na Internet facilitou
as pesquisas de professores e estudantes, porque as fontes da
Internet são sempre confiáveis.
E)A Internet alterou a relação dos estudantes com a leitura por
meio do contato com textos de alta complexidade.
Responder
Q65920 - CEPERJ Secretário Escolar 2015
“O conhecimento não se dá pela quantidade de acesso,
mas pelo olhar integrador, pela forma de rever com profundidade
as mesmas coisas.” Moran apresenta, em “A Educação que Desejamos”,
sua posição em relação ao uso de novas tecnologias e
afirma que as pessoas:
A) navegam demais nas redes sociais
B)estão sempre ocupadas
C) precisam procurar mais informação
D)aprendem mais combinando a interação e a interiorização
E) precisam olhar mais para elas mesmas
Responder