Questões de concursos sobre "As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57155 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A formação de estudantes no ensino superior pressupõe que estes tenham, futuramente, a capacidade de resolver, com sucesso, problemas relativos a sua área de atuação durante o exercício profissional. Para tal propósito, os técnicos em assuntos educacionais devem ter um conhecimento profissional que lhes permita assessorar professores nesse empenho. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.


I O uso de atividades para resolver problemas permite a construção, pelos estudantes, de modos de agir que estimulam o pensamento divergente assim como a formação de valores e atitudes próprios da profissão.

II O problema representa o desconhecido, enquanto a situação problema, como pergunta bem definida, representa o procurado.

III A solução de problemas se fundamenta, em sua essência, no uso de técnicas e estratégias conhecidas, como algoritmos bem definidos.

IV Fazer tentativa por meio de ensaio e erro é uma das etapas de procedimento heurístico na solução de problemas.


Das afirmações, estão corretas 

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Q57667 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

As Instituições de Educação Superior consolidaram a política de Extensão Universitária com base no seguinte
conceito:
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Q57725 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Entre os objetivos e metas associados à política de ensino
da UFG, incluindo a educação básica, a graduação e a
pós-graduação, descritos no Plano de Desenvolvimento
Institucional (2018-2022), o que mais se configura como
ação de extensão universitária é o de
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Q57726 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da
UFG (2018-2022), “as instituições de educação superior
(IES), especialmente as públicas e particularmente as federais,
possuem um lugar central na sociedade brasileira, sendo
responsáveis pela formação de profissionais altamente
qualificados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Espera-se
que essa formação contribua para o aprimoramento
da sociedade, ampliando a capacidade dos egressos de entender
a realidade em que vivem, de tomar decisões alicerçadas
no conhecimento, considerada a perspectiva humanística,
e de ampliar a capacidade científica-tecnológica e artística,
buscando a melhoria da qualidade de vida da população.”
Com base nessas premissas, a principal missão de
uma IES é
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Q57730 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

No que diz respeito à Educação Superior, a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional apresenta como uma
de suas finalidades “estimular o conhecimento dos problemas
do mundo presente, em particular os nacionais e regionais,
prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer
com esta uma relação de reciprocidade.” A descrição
desta finalidade está diretamente relacionada
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Q57855 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“Programa de formação da educação superior, voltado a estreitar a relação entre universidade e sociedade, aberto a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, que confere certificado aos estudantes concluintes. Compreende programas, projetos e cursos voltados a disseminar ao público externo o conhecimento desenvolvido e sistematizado nos âmbitos do ensino e da pesquisa e, reciprocamente, compreender as demandas da comunidade relacionadas às competências acadêmicas da instituição de educação superior.”


A descrição acima refere-se a que tipo de curso?

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Q57960 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Na educação superior, estão previstos cursos de quatro categorias, quais sejam, os
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Q57962 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Constitui característica da universidade
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Q57980 - CEPS-UFPA Psicólogo Educacional 2018

Há muito tempo se discute a importância de uma maior aproximação da universidade com a comunidade
extramuros. Já em 1987, no I Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, foi dito que “Esse fluxo, que
estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a produção do
conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do
conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade”. Com base
nesse cenário, assinale a alternativa que elenca corretamente estratégias de aproximação universidade-comunidade.  
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Q58062 - DEPSEC Pedagogo 2018

Sobre os cursos de pós-graduação considere as assertivas a seguir:


I - A oferta da pós-graduação está tipificada em cursos stricto sensu e cursos lato sensu;

II - Os órgãos federais que custeiam a pósgraduação são: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

III - Dentre as características da pós-graduação está a ênfase em estudos avançados que apresentam dois grandes focos: capacitação de profissionais para atuarem em diferentes setores e a formação de pesquisadores para o desenvolvimento do País;

IV - A oferta dos cursos de pós-graduação tem crescido nos últimos anos no Brasil, tal crescimento ocorre de maneira uniforme em todas as regiões do País, fato que contribui para o enfrentamento das desigualdades educacionais.


Os itens CORRETOS da questão apresentada estão dispostos na alternativa:

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