Questões de concursos sobre "As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura" | Pedagogia - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q61880 - UFMA Pedagogo 2016

De acordo com as assertivas, marque a
sequência que expressa uma visão crítica de
estágio supervisionado. 
I) Momento de relacionar teoria e prática: práxis pedagógica.
II) Momento de colocar em prática as teorias aprendidas;
III) Momento que completará o aprendizado de todos os elementos da profissão docente.
IV) Momento que oportuniza ao estagiário se colocar como pessoa frente a uma determinada realidade de ensino aprendizagem, em um contexto real de trabalho docente. 
V) Momento de vivenciar os saberes práticos da profissão, período que deve oportunizar aos estagiários a mobilização dos vários saberes na comunidade escolar. 
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Q63713 - CEPS-UFPA Pedagogo 2015

Em uma IFES – Instituição Federal de Ensino Superior –, a qualidade da pesquisa é atestada pela
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Q63715 - CEPS-UFPA Pedagogo 2015

No PDI/2011-2015 da Universidade Federal do Pará, os planos e projetos de extensão têm relevância na
medida em que
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Q63720 - CEPS-UFPA Pedagogo 2015

A universidade moderna constitui-se em
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Q64548 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Segundo a LDB/96, as universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível  superior, de pesquisa, de extensão e de cultivo do saber humano. Sobre essas instituições afirma-se: 

I Nas universidades, pelo menos 50% do corpo docente deve ter regime de tempo integral.
II Não é facultada a criação de universidades especializadas por campo de saber.
III Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada colegiado e comissão.
IV As universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos.

Das afirmações, estão corretas
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Q64611 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas. 

I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.

II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.

III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos Institutos de Ensino Superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
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Q64793 - IF-PR Pedagogo 2010

-Os Institutos Federais de Educação (IFE) visam a formação de profissionais competentes e de cidadãos para atuar em suas áreas e nos processos de transformação social, com potencial para enfrentar as problemáticas que emergem do mundo contemporâneo. A cerca do exposto, considere os seguintes itens:


1) Necessidade de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

2) Predominância da informação sobre a formação.

3) Formação integral com inclusão de estudos sobre evolução tecnológica e visão do mundo contemporâneo.

4) Rigidez nas estruturas curriculares.


São aspectos fundamentais nos Institutos Federais de Educação:

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Q65327 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014

As universidades são instituições pautadas pelo
tripé ensino, pesquisa e extensão e que se caracterizam
pela: 
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