Questões de concursos sobre "As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura" | Pedagogia - página 4
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
De acordo com as assertivas, marque a
sequência que expressa uma visão crítica de
estágio supervisionado. I) Momento de relacionar teoria e prática:
práxis pedagógica. II) Momento de colocar em prática as teorias
aprendidas; III) Momento que completará o aprendizado
de todos os elementos da profissão docente. IV) Momento que oportuniza ao estagiário se
colocar como pessoa frente a uma
determinada realidade de ensino
aprendizagem, em um contexto real de
trabalho docente. V) Momento de vivenciar os saberes práticos
da profissão, período que deve oportunizar
aos estagiários a mobilização dos vários
saberes na comunidade escolar.
Q64548 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015
Segundo a LDB/96, as universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de cultivo do saber humano. Sobre essas instituições afirma-se:
I Nas universidades, pelo menos 50% do corpo docente deve ter regime de tempo integral. II Não é facultada a criação de universidades especializadas por campo de saber. III Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada colegiado e comissão. IV As universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos.
Das afirmações, estão corretas
Q64611 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014
Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.
II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.
III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos Institutos de Ensino Superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
-Os Institutos Federais de Educação (IFE) visam a formação de profissionais competentes e de cidadãos para atuar em suas áreas e nos processos de transformação social, com potencial para enfrentar as problemáticas que emergem do mundo contemporâneo. A cerca do exposto, considere os seguintes itens:
1) Necessidade de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
2) Predominância da informação sobre a formação.
3) Formação integral com inclusão de estudos sobre evolução tecnológica e visão do mundo contemporâneo.
4) Rigidez nas estruturas curriculares.
São aspectos fundamentais nos Institutos Federais de Educação: