Q65645 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
Os métodos de alfabetização, considerados
historicamente, agrupam-se em:
Q65646 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
Segundo Magda Soares (2004), surgiu, tanto no
Brasil, quanto em outros países como a França e
Portugal, um termo que diferencia a aquisição do
sistema convencional de escrita – a alfabetização
propriamente dita – do desenvolvimento das
habilidades de uso desse sistema nas práticas
sociais que envolvem a língua escrita, no caso do
Brasil, esse termo é denominado:
Q65699 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
Interpretando os desdobramentos do construtivismo,
podem-se ressaltar alguns princípios básicos que
levariam o professor a ter outra postura perante o
aluno. O aprendiz é visto como um sujeito que:
I. tem acesso à escrita na sociedade antes de
passar por um processo sistemático de ensino na
escola.
II. tem um processo abstrato de pensamento, de
modo que cada “erro” de escrita indica uma
hipótese sobre o conteúdo do sistema alfabético
de escrita.
III. constrói conhecimentos em situação
espontânea, desde que conviva com o sistema
de escrita e obtenha algumas informações sobre
seu funcionamento.
Está correto o que se afirma apenas em:
Q65700 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
O método de alfabetização cujo princípio é de que é
preciso ensinar as relações entre sons e letras, para
que se relacione a palavra falada com a escrita é
denominado:
Q65728 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
A leitura na escola tem sido,
fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que
possa constituir também objeto de aprendizagem,
é necessário que faça sentido para o aluno, a
atividade de leitura deve responder, do seu ponto
de vista, a objetivos de realização imediata.
Sendo atividades sequenciadas de leitura uma
proposta de trabalho para desenvolver a leitura na
escola é CORRETO afirmar:
Q65731 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
A alfabetização é a aquisição do código da
escrita e da leitura. O ato de ler ativa uma série de
ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo
tempo, sendo assim surgem estratégias de leitura.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas
estratégias:
I- Decodificação: aprender a decodificar
pressupõe aprender as correspondências que
existem entre sons da linguagem e os signos, ou
os conjuntos de signos gráficos.
II- Inferência: contexto para interpretar o texto.
Usar os conhecimentos de mundo para entendê-
lo.
III- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se
confirmando ou não, de acordo com a leitura.
IV- Seleção: utilização durante a leitura do que é
útil para a interpretação do texto, desprezando o
que não é importante.
Considerando o ensino da música e sua importância para o
desenvolvimento da criança, no que se refere à construção
das linguagens musicais, dentro de uma normalidade
aceitável, afastados problemas de saúde de qualquer
natureza, assinale a alternativa correta.