Questões de concursos sobre "Alfabetização e Letramento" | Pedagogia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Alfabetização e Letramento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65645 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Os métodos de alfabetização, considerados
historicamente, agrupam-se em:
Ver Comentários

Q65646 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Segundo Magda Soares (2004), surgiu, tanto no
Brasil, quanto em outros países como a França e
Portugal, um termo que diferencia a aquisição do
sistema convencional de escrita – a alfabetização
propriamente dita – do desenvolvimento das
habilidades de uso desse sistema nas práticas
sociais que envolvem a língua escrita, no caso do
Brasil, esse termo é denominado: 
Ver Comentários

Q65699 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Interpretando os desdobramentos do construtivismo,
podem-se ressaltar alguns princípios básicos que
levariam o professor a ter outra postura perante o
aluno. O aprendiz é visto como um sujeito que:

I. tem acesso à escrita na sociedade antes de passar por um processo sistemático de ensino na escola. II. tem um processo abstrato de pensamento, de modo que cada “erro” de escrita indica uma hipótese sobre o conteúdo do sistema alfabético de escrita. III. constrói conhecimentos em situação espontânea, desde que conviva com o sistema de escrita e obtenha algumas informações sobre seu funcionamento.
Está correto o que se afirma apenas em: 
Ver Comentários

Q65700 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

O método de alfabetização cujo princípio é de que é
preciso ensinar as relações entre sons e letras, para
que se relacione a palavra falada com a escrita é
denominado: 
Ver Comentários

Q65728 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

A leitura na escola tem sido,
fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que
possa constituir também objeto de aprendizagem,
é necessário que faça sentido para o aluno, a
atividade de leitura deve responder, do seu ponto
de vista, a objetivos de realização imediata.

Sendo atividades sequenciadas de leitura uma proposta de trabalho para desenvolver a leitura na escola é CORRETO afirmar: 
Ver Comentários

Q65731 - Instituto Excelência Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura. O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo, sendo assim surgem estratégias de leitura. Analise as afirmativas abaixo sobre essas estratégias:

I- Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos.
II- Inferência: contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê- lo.
III- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.
IV- Seleção: utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante.

Estão CORRETAS as afirmativas: 
Ver Comentários

Q66182 - FUNIVERSA Músico 2015

Considerando o ensino da música e sua importância para o
desenvolvimento da criança, no que se refere à construção
das linguagens musicais, dentro de uma normalidade
aceitável, afastados problemas de saúde de qualquer
natureza, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q66314 - IDECAN Monitor de Sala de Aula 2015

É INCORRETO afirmar que a linguagem.
Ver Comentários