Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se
destacado, no cenário da educação nacional, pela
busca insistente de alcançar o desenvolvimento de
uma educação pública efetivamente de qualidade.
Nessa perspectiva, implantou uma política voltada
para a garantia da construção da qualidade
educacional, logo nos primeiros anos do ensino
fundamental, que serviu de referência para o País.
Essa política é denominada
Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.
Q57351 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
O processo de alfabetização muitas vezes esteve associado a uma visão relacionada à aquisição individual da técnica do ato de
ler e escrever, isto é, a aprendizagem do alfabeto para a formação de palavras e frases.
Contrários às ideias acima, teóricos críticos afirmam que
A linguagem é um fenômeno social, estruturado de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e
social. Neste sentido, é correto afirmar que os processos escolares devem dinamizar a alfabetização e o
letramento para
É um célebre educador mundial, conhecido, principalmente,
pelo desenvolvimento de um método de alfabetização
de adultos:
Q58202 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural,
expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo
educador por meio de atividades lúdicas, que servirão
de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao
processo de aquisição da linguagem escrita. Jogar e
brincar são atividades que, se bem orientadas,
certamente contribuirão para o desenvolvimento da
psicomotricidade no contexto do processo escolar.
Diante da proposição acima assinale a alternativa
CORRETA que pode ser considerada como benefício
social para a criança:
Q58203 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
Em seu cotidiano, professoras da educação infantil
experimentam dúvidas, ansiedades e inseguranças
relacionadas à linguagem escrita e ao trabalho
pedagógico a ser desenvolvido. De um lado, veem-se
pressionadas pelas exigências e comparações feitas
pelas famílias, pelos gestores, pelos políticos ou pelos
profissionais que atuam em etapas educacionais
posteriores. De outro lado, deparam-se com a ausência
de referenciais teóricos e práticos que as ajudem a
compreender melhor a relação entre a criança de zero a
seis anos, a prática pedagógica e o processo de
apropriação da linguagem escrita em razão disso o
Ministério da Educação – MEC –, comprometido com a construção e a disponibilização de referências para que
a professora da educação infantil seja autora de uma
prática pedagógica que respeite a criança e o seu
direito de frequentar creches e pré- escolas de
qualidade, elegeu como temas a serem
problematizados, a partir da Revisão das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
(Parecer CNE/CEB 20/2009 e Resolução CNE/CEB
Nº05/2009), a leitura, a escrita e as práticas pedagógicas
destinadas a crianças de zero a seis anos.
Nesta abordagem, a concepção que se pretende afirmar
como referência para o trabalho com a linguagem
escrita na educação infantil se baseia nos seguintes
pressupostos: I)A educação infantil tem uma identidade própria, constituída
a partir das características dos sujeitos aos quais ela se
destina.
II)O trabalho com a linguagem escrita deve respeitar a
criança como produtora de cultura. As práticas discursivas
orais das crianças influenciam o processo de apropriação da
linguagem escrita e sofrem influências desse processo.
III)A brincadeira, forma privilegiada de a criança se
manifestar e produzir cultura, são o elemento central para a
constituição da ação educacional e deve ser entendida
como fonte de conhecimento sobre a criança e sobre seu
processo de apropriação e de produção de cultura.
IV) Entendendo a criança como um sujeito de direitos, a
creche e a pré-escola devem ser espaços de garantia do
direito apenas da leitura e da escrita.
Assinale a alternativa CORRETA:
Q58205 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
A linguagem escrita e falada, como bens culturais
aos quais as crianças têm direito ao acesso, configura-se
como instrumento básico de expressão de ideias,
sentimentos e imaginação. É recomendável que o
trabalho com ambas as dimensões da linguagem seja
contínuo e bem planejado, de modo a favorecer que as
crianças apropriem-se, progressivamente, de vários
gêneros e formas de expressão. Nessa perspectiva,
reafirma-se a necessidade de se trabalhar a leitura e a
escrita com as crianças desde a Educação Infantil.
Neste contexto, é importante privilegiar um trabalho que
considere: