Questões de concursos sobre "A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57153 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Um grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.


I A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico como pressuposto filosófico.

II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados.

III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto.

IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade, o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico.


Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as dos itens 

Ver Comentários

Q57214 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Diferentes pesquisas têm sido realizadas sobre
o ensino de literatura no tocante  
I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar;
II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades;
III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária;
IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos. 
Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q59719 - FGV Analista Técnico - Pedagogo 2017

“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a própria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007).


Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa:

Ver Comentários

Q59849 - IF-TO Pedagogo 2017

A pesquisa qualitativa em educação é caracterizada
pela seguinte ideia: 
Ver Comentários

Q60043 - INSTITUTO AOCP Pedagogo 2016

A abordagem qualitativa na pesquisa pode
ter como características, EXCETO
Ver Comentários

Q60259 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da
pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:  
Ver Comentários

Q60526 - CESPE Professor Pleno I 2013

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com
perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia
como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção
que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das
opiniões dos estudantes.
Ver Comentários

Q64553 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Um técnico em assuntos educacionais de um centro acadêmico da UFRN participa de um grupo de reflexão com professores desse centro, objetivando organizar uma pesquisa para estudar a influência de uma estratégia de ensino na aprendizagem de estudantes. Os professores do grupo sistematizaram quatro ideias prévias sobre esse tipo de pesquisa para discutir com o técnico sobre quais delas estariam de acordo com os pressupostos atuais da pesquisa educacional. Essas ideias estão explicitadas nos itens a seguir. 

I A finalidade da pesquisa educacional é obter resultados que possam ser generalizados para todos os estudantes do centro.
II Se for usada a observação como técnica, ela deve ser objetiva, evitando a subjetividade influenciada por algum referencial teórico.
III A pesquisa pode ser um estudo de caso se escolhida uma turma considerada típica, e se os pesquisadores investigarem o problema em profundidade.
IV A validez dos dados depende do contexto no qual a pesquisa é realizada.

As ideias apresentadas em consonância com a pesquisa educacional estão presentes nos itens
Ver Comentários