Questões de concursos sobre "A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57153 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Um grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de
natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de
graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em
estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com
o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.
I
A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico
como pressuposto filosófico.
II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do
comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados.
III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para
mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto.
IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade,
o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico.
Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as
dos itens
Diferentes pesquisas têm sido realizadas sobre
o ensino de literatura no tocante I. ao tipo de obra mais lida por jovens de
determinada faixa etária ou de determinado
nível escolar;
II. aos livros de literatura mais indicados pelas
escolas públicas ou privadas em diferentes
cidades;
III. à recepção das obras pelos leitores,
colocados, segundo a Estética da recepção,
como eixo da experiência literária;
IV. às novas formas de trabalhar o texto literário
na sala de aula através de experimentos. Considerando os itens acima apresentados, é correto
afirmar que
“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes
atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de
esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como
na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa
participante tende a ser concebida como um instrumento, um
método de ação científica ou um momento de um trabalho
popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais
amplo e de maior continuidade do que a própria pesquisa”.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A
pesquisa participante: um momento da educação popular.
Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007).
Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um
momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e
política, os autores apontam que a pesquisa:
A abordagem qualitativa na pesquisa pode
ter como características, EXCETO
Q60259 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da
pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:
Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com
perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia
como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção
que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das
opiniões dos estudantes.
Q64553 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015
Um técnico em assuntos educacionais de um centro acadêmico da UFRN participa de um grupo de reflexão com professores desse centro, objetivando organizar uma pesquisa para estudar a influência de uma estratégia de ensino na aprendizagem de estudantes. Os professores do grupo sistematizaram quatro ideias prévias sobre esse tipo de pesquisa para discutir com o técnico sobre quais delas estariam de acordo com os pressupostos atuais da pesquisa educacional. Essas ideias estão explicitadas nos itens a seguir.
I A finalidade da pesquisa educacional é obter resultados que possam ser generalizados para todos os estudantes do centro. II Se for usada a observação como técnica, ela deve ser objetiva, evitando a subjetividade influenciada por algum referencial teórico. III A pesquisa pode ser um estudo de caso se escolhida uma turma considerada típica, e se os pesquisadores investigarem o problema em profundidade. IV A validez dos dados depende do contexto no qual a pesquisa é realizada.
As ideias apresentadas em consonância com a pesquisa educacional estão presentes nos itens