Questões de concursos sobre "A Educação como Processo de Construção Histórica" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Educação como Processo de Construção Histórica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57204 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O marco histórico inicial da educação no Brasil
se dá com a instituição do sistema de governo geral.
Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa
desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro
padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos
primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua
primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo
concebido por 
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Q57463 - FCC Consultor Legislativo 2018

As reformas na educação propostas pelo governo empresarial-militar de 1964/1984 estão contidas
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Q57471 - FCC Consultor Legislativo 2018

Visa-se à maior produtividade possível, a baixo custo, mediante o preparo de uma mão-de-obra numerosa, com qualificação
puramente técnica, disciplinada e dócil, adequada ao atendimento das necessidades do sistema econômico. A ideologia
tecnocrática do período pratica um autoritarismo disciplinar intrínseco ao processo de engenharia social que deve comandar
todos os aspectos da vida da sociedade. (...) ao mesmo tempo que, investindo pesado nos meios de comunicação, desenvolve
um intenso programa de indústria cultural destinado à formação da opinião pública, banalizando ainda mais os conteúdos do
conhecimento disponibilizado para as massas.
 
O contexto descrito acima faz referência ao momento histórico da educação brasileira
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Q57541 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira.”


Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais. 

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Q57555 - FGV Pedagogo 2018

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.


Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.


I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.


Está correto o que se afirma em  

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Q57571 - FGV Pedagogo 2018

Em 1942, por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema, foi instituído o conjunto das Leis Orgânicas da Educação Nacional, que configuraram a denominada Reforma Capanema.


Assinale a opção que apresenta uma característica deste conjunto de leis. 

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Q57634 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

As opções a seguir apresentam características do “Manifesto dos
Pioneiros da Educação Nova”, à exceção de uma. Assinale‐a.
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Q57640 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características do Período Pombalino (1760 – 1808) na educação brasileira, analise as afirmativas a seguir.


I. Expulsou os jesuítas das colônias portuguesas passando o comando da educação para as mãos do Estado.

II. Instituiu o Subsídio Literário, que consistia em um imposto local sobre a carne, o sal e a aguardente, para manutenção do ensino elementar e secundário.  

III. Criou as Aulas Régias, que consistiam em aulas autônomas e isoladas, com professor único.


Assinale:

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Q57891 - SEDUC - CE Professor - História 2016

Leia o texto abaixo.


Assim, para os positivistas que estudaram a História, esta assume o caráter de ciência pura: é formada pelos fatos cronológicos e o que realmente significam em si. São objetivos à medida que possuem uma verdade única em sua formação (que é o seu sentido e sua única possibilidade de compreensão) e não requerem a ação do historiador para serem entendidos: como já dito, o papel deste é coletá-los e ajeitá-los, constatando, pela análise minuciosa e liberta de julgamentos pessoais, sua validade ou não. O saber histórico, dessa forma, provém do que os fatos contêm, e assume um valor tal qual uma lei da Física ou da Química, ciências exatas.

O Positivismo, Os Annales e a Nova História. Angela Birardi, Gláucia Rodrigues Castelani, Luiz Fernando B. Belatto. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 11/04/2016. 


Marque a opção que define, com precisão, o Positivismo em relação aos estudos da História.

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Q59816 - ACAFE Administrador Escolar 2017

O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”.


Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta


l-É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política.

ll- A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares.

lll- O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas.

lV- A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia.

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