Questões de concursos sobre "A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57137 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação: 

1. Demonstração

2. Aula de campo

3. Desenvolvimento de projeto


( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.

( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.

( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57139 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A abordagem sobre o desenvolvimento da
competência dos estudantes, pelo docente, pode
levar o professor a refletir sobre cada situação de
aprendizagem e, assim, tornar 
Ver Comentários

Q57148 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Um grupo de professores da educação fez uma reflexão crítica acerca de estudantes com deficiência, com a finalidade de compreender melhor a atividade profissional dos técnicos em assuntos educacionais. A partir dessa reflexão, foram sistematizadas quatro ideias sobre esses estudantes e os processos de ensino e aprendizagem que devem ser objetos de análise, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.


I A capacidade cognitiva de alunos com deficiência está atrelada também à falta de oportunidades de uma boa educação.

II Usar o mesmo instrumento de avaliação com estudantes que apresentam deficiência é uma estratégia didática importante.

III Compreender que a essência da condição de deficiência deve ser percebida em si mesma como um fenômeno biológico.

IV Saber como o estudante com deficiência aprende e os meios pelos quais costuma ter acesso ao conhecimento é uma ação didática importante para o ensino desses estudantes.


Considerando a legislação vigente relativa aos estudantes com deficiência, as ideias que devem ser objeto de reflexão e discussão estão nos itens 

Ver Comentários

Q57149 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A sociedade do século XXI exige das universidades, no tocante à formação profissional, o
desenvolvimento da competência de trabalhar em grupo. Para atender a essa exigência, uma
estratégia a ser utilizada é a aprendizagem colaborativa. Nesse tipo de aprendizagem, 
Ver Comentários

Q57151 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Antes de discutir o planejamento do ensino durante uma formação continuada para professores de um curso da UFRN, um técnico em assuntos educac ionais entrevistou-os para saber que ideias tinham acerca da atividade profissional da docência. No início da formação, ele deverá discutir as ideias que estão em desacordo com as atuais orientações didáticas sobre o planejamento de ensino. Nos itens abaix o, estão quatro ideias que surgiram na entrevista.


I Os recursos didáticos são ferramentas mediadoras para a assimilação dos novos conteúdos e estão em estreita dependência dos objetivos definidos.

II Os conteúdos representam os conhecimentos conceituais do programa da disciplina.

III Os objetivos da aula de 45 minutos são definidos em função dos conteúdos selecionados e organizados para a atividade.

IV Os métodos de ensino devem considerar seu aspecto interno, ou seja, os processos mentais que eles estimulam.


As ideias que se coadunam com a Didática Geral e suas discussões atuais estão nos itens

Ver Comentários

Q57229 - CESPE Professor 2017

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor
Ver Comentários

Q57230 - CESPE Professor 2017

Na função de mediador do processo de construção do conhecimento
pelo aluno, o professor deve
Ver Comentários

Q57241 - CESPE Professor 2017

Acerca dos saberes pedagógicos, assinale a opção correta. 
Ver Comentários

Q57256 - CESPE Professor 2017

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como
ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno
Ver Comentários

Q57258 - CESPE Professor 2017

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos,
assim como o de outros animais, denomina-se
Ver Comentários