Questões de concursos sobre "A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57184 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 

Ver Comentários

Q57231 - CESPE Professor 2017

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento,
assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q57257 - CESPE Professor 2017

Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou
uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para
a promoção da aprendizagem conhecida como
Ver Comentários

Q57282 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Os pedagogos preconizam a busca de situações que
permitam colocar a criança em contato com problemas
reais. Porém, quanto mais esse contato com a realidade
se concretiza numa situação de ação, mais complexos são
os problemas de status do conhecimento. Segundo Parra
e Saiz, ao mesmo tempo que ensina um saber, o professor
recomenda como usá-lo, manifestando assim uma
Ver Comentários

Q57451 - FCC Consultor Legislativo 2018

A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas.
Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por
meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele
se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua
valorização se confronta com políticas
Ver Comentários

Q57480 - FCC Pedagogo 2018

Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma 
Ver Comentários

Q57538 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
Ver Comentários

Q57559 - FGV Pedagogo 2018

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.


1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos


( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Ver Comentários

Q57569 - FGV Pedagogo 2018

Leia o trecho a seguir.


A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.


Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.

Ver Comentários

Q57706 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O fragmento a seguir é de autoria de Carlos Drummond
de Andrade.

[...] Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver [...]
A leitura do fragmento leva a pensar que
Ver Comentários