Questões de concursos sobre "A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade" | Pedagogia - página 8
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Segundo Libâneo (2004), o trabalho docente, compreendido como atividade pedagógica do educador, considera como principais objetivos:
I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.
II. Criar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento
III. Orientar as tarefas de ensino para os objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real.
IV. Adotar a avaliação diagnóstica como meio eficaz para indicar a evolução do aluno.
V. Centralizar a atividade pedagógica no professor que expõe e interpreta o conteúdo.
Assinale a alternativa correta.
Q64624 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014
Em relação à disputa das experiências sociais para se tornarem objetos de conhecimentos mencionados por Arroyo (2011), assinale a alternativa INCORRETA.
O pedagogo Carlos atua em uma escola pública de Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano) procurando salvaguardar a identidade da criança, enquanto um ser em desenvolvimento. Nessa perspectiva oferece condições para que os professores estabeleçam relação teoria e prática e contribuam para que:
Q64779 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Pedagogo 2010
Uma professora desenvolveu um trabalho sobre alimentação com seus alunos do 3° ano/9. Em síntese, realizou as seguintes atividades, entre outras: jogo “batata quente” com perguntas que estimulavam os alunos a responderem o que sabiam sobre o tema; apresentação de um vídeo com explicitação de alguns conceitos centrais relacionados ao tema alimentação; debate sobre o vídeo para identificar a compreensão dos alunos e para os esclarecimentos necessários; registro de questões levantadas para aprofundamento do tema; pesquisa, em pequenos grupos, em diferentes fontes para aprofundar as questões levantadas; entrevista com um nutricionista, com a elaboração das questões feita prévia e coletivamente; síntese das informações levantadas nos pequenos grupos; sistematização das informações relevantes para apresentação em mural.
Considerando o trabalho realizado pela professora, pode-se afirmar que
O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências,
físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas
de que dispomos.